Waiblingen, 29.04.2025 | Corporate Press Release
O Grupo STIHL aumentou sua receita para 5,33 bilhões de euros no último ano – um aumento de 1,1% se comparado ao ano anterior (2023: 5,27 bilhões de euros). Apesar do ano ter sido marcado por consumidores mais cautelosos, incerteza geopolítica e diferenças regionais no desenvolvimento econômico, as vendas de 2024 permaneceram bem acima dos níveis anteriores à pandemia. A fabricante líder de motosserras e ferramentas motorizadas realizou mais de 90% de seu faturamento fora do seu mercado doméstico.
“Estamos impulsionando a transformação da nossa empresa a partir de uma posição de força", enfatizou Michael Traub, CEO do Grupo STIHL, na apresentação dos números de 2024. “Apesar dos cenários econômicos apresentados, continuamos estrategicamente focados no investimento de tecnologias voltadas para o futuro, soluções de produtos inovadores e no desenvolvimento de nossas vendas globais, além da presença em diferentes mercados para fabricação de produtos”.
O aumento do índice patrimonial do Grupo de 65,9% para 69% demonstra a estabilidade financeira da empresa. A liquidez também melhorou, com todos os investimentos do Grupo continuando a ser financiados por seu próprio caixa.
Em 31 de dezembro de 2024, o Grupo STIHL encerrou o ano com 19.732 colaboradores em todo o mundo, uma pequena redução em relação ao ano anterior (2023: 19.805).
A América do Norte permanece o maior mercado da STIHL, representando cerca de um terço das vendas totais. Apesar do cenário de consumo cauteloso, a empresa conseguiu manter sua participação de mercado, expandindo inclusive sua rede de revendedores locais.
Na América Latina, por outro lado, uma combinação de incertezas políticas, condições climáticas extremas e desaceleração econômica teve um impacto negativo no desenvolvimento dos negócios. A Argentina, em particular, viu um declínio de dois dígitos nas vendas. “No entanto, estamos vendo os primeiros sinais de recuperação econômica e esperamos que a demanda aumente para este ano", observou Michael Traub.
A Europa Ocidental apresentou um cenário misto. O baixo consumo e um setor de construção lento impactaram o primeiro semestre do ano. No entanto, as condições climáticas favoráveis e as iniciativas de vendas direcionadas impulsionaram uma forte demanda no segundo semestre, especialmente no Reino Unido, onde a STIHL registrou um crescimento de dois dígitos. O mercado alemão também teve um desempenho acima da média.
A Europa Oriental permaneceu sob pressão, principalmente devido às consequências da guerra na Ucrânia, mas mostrou leves sinais de recuperação ao longo do ano.
A África desenvolveu-se positivamente. O crescimento de dois dígitos nas vendas validou a decisão da empresa de fazer investimentos direcionados no estabelecimento de várias subsidiárias nesta região.
Na Ásia, a demanda está voltando a crescer após uma queda em 2023, principalmente na China, que continua ganhando importância tanto como mercado de produção quanto de vendas. A Índia também está apresentando um crescimento saudável.
Os produtos a bateria representaram 25% do total de vendas unitárias em 2024, refletindo sua crescente importância no portfólio da STIHL (2023: 24 por cento). As ferramentas movidas a bateria já dominam as vendas na Europa Ocidental, enquanto outras regiões estão com índices diferentes. Na Alemanha e na Suíça, por exemplo, os produtos a bateria representam cerca de 60% das vendas unitárias. Nos países vizinhos, como Áustria, Escandinávia e países do Benelux, aproximadamente metade de todos os produtos STIHL vendidos são a bateria.
"A mudança para a bateria é um passo decisivo para garantir nossa liderança tecnológica", enfatizou Traub. "Estamos investindo fortemente no desenvolvimento de soluções de bateria de alto desempenho – garantindo que atendamos às crescentes expectativas de nossa base global de clientes”, completou.
A STIHL está adotando uma estratégia flexível e orientada para o mercado, estabelecendo fortes regiões de vendas em todo o mundo com autoridade de tomada de decisão regional adaptada à dinâmica do mercado local - abrangendo Europa Ocidental, Europa Oriental, América do Norte e América Latina, África, Ásia e Oceania. Essa estrutura permite que a STIHL responda com precisão às diversas trajetórias de mercado e necessidades dos clientes.
Em 2024, a STIHL investiu 349,4 milhões de euros em todo o mundo, com 133 milhões de euros alocados à matriz na Alemanha, cobrindo a produção de motores EC e um novo prédio de serviços em Waiblingen. Internacionalmente, o foco estava na expansão da produção de baterias nos EUA, com a conclusão da instalação de 7.800 metros quadrados em Virginia Beach, VA. Bem como na Romênia, onde mais de 100 milhões de euros foram investidos em uma nova fábrica em Oradea. Com inauguração prevista para outubro de 2025, a instalação romena se tornará um importante local de produção de equipamentos a bateria.
Olhando para o futuro, Michael Traub prevê um crescimento moderado de receita de um dígito nos próximos anos, considerando as intensas pressões competitivas.
A STIHL está enfrentando esses desafios com clareza estratégica, disciplina de investimento e execução orientada para a inovação. Os principais fatores de sucesso continuarão a incluir o foco no cliente, o avanço tecnológico contínuo e a expansão consistente da presença global da empresa.
"Nossos clientes, revendedores e funcionários em todo o mundo sabem de uma coisa", disse Traub. "A STIHL representa confiabilidade, investimento planejado e uma abordagem consistente para moldar nosso caminho a seguir. Somos uma empresa em transição – e, ao mesmo tempo, uma empresa com valores profundamente enraizados e uma missão clara: tornar o trabalho com e na natureza mais fácil para as pessoas em todos os lugares”.