Waiblingen, 14.04.2025 | Corporate Press Release
A STIHL expandiu a sua presença na África: com empresas de marketing no Marrocos e em Camarões, o fabricante líder de motosserras e ferramentas motorizadas pretende explorar o potencial de crescimento nessas regiões promissoras do Norte e Centro da África.
A STIHL está presente na África há mais de 60 anos. As filiais no Marrocos e em Camarões completam agora a presença da empresa no continente africano. Juntamente com o escritório de representação na Costa do Marfim e as empresas de vendas no Quénia e na África do Sul, a STIHL agora está presente nas cinco regiões de África. Depois de se mudar para as suas instalações em Casablanca, a STIHL North Africa Limited celebrou sua inauguração oficial em fevereiro de 2025. O evento de três dias também incluiu numerosos workshops e demonstrações de produtos para os concessionários e importadores participantes de toda a África e do Médio Oriente.
Presença local para o desenvolvimento de mercados específicos
“O nosso negócio na África desenvolveu-se bem nos últimos anos e as perspectivas para todo o continente são promissoras. O mercado desempenha, por isso, um papel fundamental na nossa estratégia a longo prazo”, afirmou o Dr. Nikolas Stihl, Presidente do Conselho Consultivo e de Supervisão, na inauguração da sede da STIHL no Marrocos. As filiais em Casablanca, no Marrocos, e em Douala, em Camarões, ajudarão a promover o conhecimento e as competências dos concessionários locais e a fornecer apoio de vendas direcionado.
Estratégias desenvolvidas para mercados diversos
Alexandre Gueguen, diretor geral da STIHL North Africa Limited e diretor de vendas para os países francófonos da África, enfatiza a necessidade de estratégias de mercado individuais: “As distâncias e as diferenças na África exigem uma abordagem personalizada. Estamos no local para reforçar as nossas estruturas de vendas e adaptar os nossos produtos da melhor forma às necessidades dos nossos clientes”. O Marrocos foi escolhido como local para cobrir a região do Norte de África e os chamados estados do Magrebe. A região da África Central é atendida a partir de Camarões. Os funcionários da STIHL dão capacitações e desenvolvem estratégias regionais de vendas e marketing. “Quanto melhor conhecermos os mercados, melhor podemos atender às necessidades dos clientes”, diz Gueguen. “No Marrocos, por exemplo, temos muitos usuários domésticos, que precisam de ferramentas de jardim, como cortadores de grama. Mas os produtos profissionais, como o colhedor de olivas, também são utilizados em fazendas”. Em contrapartida, a agricultura e a silvicultura desempenham um papel importante em Camarões, razão pela qual as motosserras a combustão são principalmente utilizadas neste país. “Os produtos STIHL são especialmente adaptados às exigentes condições locais, como o calor, o pó e a elevada humidade”, explica Ewokolo Achiri, diretor-geral da STIHL Central Africa Limited, que auxiliou a criar a empresa de comercialização em Abidjan, na Costa do Marfim. “As roçadoras, os motocultivadores, os sopradores e os pulverizadores são particularmente interessantes para o mercado da África Central”.
Compromisso a longo prazo e crescimento contínuo
Presente na África através de importadores desde os anos 60, a STIHL fundou a sua primeira filial em Pietermaritzburg, na África do Sul, em 1996 para expandir sua atuação no mercado africano. Cerca de 40 colaboradores trabalham atualmente para a STIHL África do Sul. Em 2017, foi criada uma sucursal na capital do Quénia, em Nairobi, para oferecer capacitação e demonstrações de produtos na África Oriental, em particular para cooperativas agrícolas. Em 2022, a empresa queniana, tal como a STIHL África do Sul, tornou-se uma subsidiária de vendas, marketing, formação e logística. Desde 2021, a empresa de marketing na Costa do Marfim vem oferecendo numerosos cursos de formação e demonstrações de produtos aos importadores da STIHL para atrair novos clientes e apoiar projetos de desenvolvimento agrícola na África Ocidental.