Peças fundidas, cilindros, sabres e uma variedade de correntes de serra: estes são apenas alguns exemplos selecionados dos muitos componentes que nós mesmos produzimos. Cada uma das nossas unidades de produção em sete países ao redor do mundo contribui com sua experiência para a rede de fabricação internacional da STIHL.
Os produtos STIHL e seus componentes são produzidos mundialmente em quatro continentes. Cada unidade de produção contribui com suas competências para a montagem de equipamentos e a produção de componentes para a rede mundial de fabricação e distribuição. Nenhuma fábrica é igual à outra. Ou será que é? Todas as unidades de produção atendem aos altos padrões de qualidade STIHL.
90% dos produtos STIHL são vendidos fora da nossa sede alemã. Assim, a necessidade de uma produção internacional é necessária. Quando construímos uma nova unidade de produção, levamos em consideração muitos aspectos. Um deles é o seguinte: A produção deve ser realizada o mais próximo possível do mercado, pois assim podemos agir rapidamente de acordo com o mercado, reduzir as rotas de transporte e as emissões de CO2. Por outro lado, os produtos STIHL são vendidos em 160 países, portanto, uma presença local em todos os países não faz sentido do ponto de vista econômico. Afinal, a produção também deve ser a mais econômica possível. Fazemos isso, entre outras coisas, combinando grandes quantidades de componentes em determinadas unidades de produção.
Correntes de sabre? Wil e Bronschhofen, na Suíça. Carburadores? Huizhou, na China, e Santo Tomas, nas Filipinas. Estrutura de produtos? Virginia Beach, nos Estados Unidos. Componentes de magnésio? Weinsheim, na Alemanha. Muitas das unidades de produção da STIHL são especializadas em componentes que são montados posteriormente e às vezes em outras unidades. O que ganhamos com esta especialização? Podemos produzir grandes quantidades com boa relação custo-benefício e garantir que os componentes mais importantes dos produtos STIHL sejam compatíveis entre si e atendam às nossas altas exigências de qualidade.
Andreas Stihl é um pioneiro na globalização. No começo dos anos 1930, a demanda por produtos STIHL também já existia fora da Alemanha. Em 1973, o pontapé inicial para a rede de fabricação internacional foi dado no Brasil. Pouco tempo depois, a STIHL inaugurou as unidades de produção no Brasil, na Suíça e nos EUA. Atualmente, a STIHL também possui fábricas na Áustria, na China e nas Filipinas. Com a crescente demanda e expansão do portfólio de produtos, as unidades de produção também se expandiram gradualmente. Um dos membros mais recentes na rede de fabricação é a produção de baterias na nossa sede, em Waiblingen. Mais um passo para uma maior amplitude de fabricação com esta tecnologia inovadora na unidade da Alemanha.
No caso dos produtos a gasolina, a STIHL está muito à frente da concorrência em termos de amplitude de fabricação. Como é a situação com os produtos a bateria?
MARTIN SCHWARZ: A maior parte dos nossos produtos a bateria é produzida em nossa fábrica da STIHL Tirol, mas também estamos expandindo passo a passo a rede de produção internacional neste segmento. Atualmente, por exemplo, nos EUA, na STIHL China, e também na nossa sede na Alemanha. Com nossos conjuntos de bateria totalmente novos, vamos definir um novo marco tecnológico em 2021 e os processos de série já foram desenvolvidos. Para nós, uma maior amplitude de fabricação no segmento de baterias é uma vantagem, já que, com a capacidade de alta corrente, ainda nos movimentamos em um nicho. Através deste e de outros projetos, fortalecemos nossa rentabilidade, competitividade e nossa própria criação de valor.
Quais são os benefícios para o cliente através desses esforços?
MARTIN SCHWARZ: Os componentes dos nossos produtos são compatíveis entre si e perfeitamente harmonizados. Nossos clientes recebem produtos duráveis, de alta qualidade e, principalmente, de alto desempenho, com mínima relação peso-potência. Além disso, não dependemos dos padrões dos fornecedores, mas coordenamos os componentes e os processos de fabricação com as nossas exigências para o produto como um todo. Nós mesmos somos responsáveis pelas mudanças e otimizações constantes, o que nos permite reagir de maneira rápida e direcionada às necessidades dos nossos clientes.
A STIHL tem suas raízes na Alemanha. Atualmente, a empresa tem oito unidades no país. No entanto, a STIHL também está presente internacionalmente em quatro continentes com suas próprias unidades de produção.
Saiba mais na história "Rede mundial"
Quer nos acompanhar em uma montagem, do início ao fim? Do primeiro parafuso à embalagem, a jornada de cada motosserra até sua finalização e quantos colaboradores estão por trás deste processo.