Consciente da importância da preservação ambiental, a STIHL Brasil busca aperfeiçoar os processos de proteção ambiental e garantir a melhoria contínua relacionada aos produtos e serviços da STIHL, sem esquecer de suas raízes.
Além disso, a STIHL investe na conscientização da comunidade, da sua rede de distribuição, dos fornecedores e dos funcionários sobre a importância das questões ambientais.
A STIHL está comprometida com uma contribuição climática positiva, para isso concentramos nossos esforços em áreas principais: substituição de combustíveis fósseis, aumento da eficiência energética, utilização de fontes renováveis de energia e compensação de carbono. Nossas metas para essa estratégia climática são públicas e ambiciosas, comprometidas com o Acordo de Paris. Somos neutros para emissões diretas desde 2022 e estamos estruturando nossa estratégia para emissões indiretas. No entanto, acreditamos que a redução das emissões deve ter precedência sobre a compensação. Assim, pretendemos reduzir o consumo de energia fóssil em 40% até 2030, tendo como base o ano de 2019. Também estamos adotando iniciativas de autogerar energia verde, como a energia solar, instalando painéis fotovoltaicos em nossas construções.
Crescer de forma sustentável, respeitando o meio ambiente, faz parte da nossa cultura corporativa. Por esse motivo apoiamos projetos socioambientais em parceria com diferentes instituições. Saiba mais sobre as parcerias:
A STIHL mantém uma parceria com o IFT (Instituto Floresta Tropical) há mais de 20 anos. O Instituto tem o objetivo de incentivar o manejo sustentável nas florestas nativas e conservar as florestas tropicais na região amazônica. A parceria entre STIHL e IFT proporciona treinamentos para o trabalho mais seguro, responsável e consciente.
O projeto Pró-Florescer, desenvolvido pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, consiste no acolhimento de jovens e qualificação de suas habilidades intelectuais, culturais, sociais e técnicas ambientais, para que possam inserir-se no mercado de trabalho.
Como apoiadora do projeto, a STIHL já capacitou mais de 3 mil jovens, além de auxiliar a equipe de manutenção ambiental do local, disponibilizando equipamentos e qualificação aos participantes.
Desenvolvido pela Pontícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com a ajuda de recursos da STIHL, através do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza, o projeto Pró-Mata ajuda a manter a diversidade biológica, protege as espécies ameaçadas de extinção e restaura a diversidade de ecossistemas naturais.
A STIHL está apoiando a recuperação de áreas degradadas e protegidas no Bioma Amazônico em parceria com a startup Meu Pé de Árvore, que realiza plantios de árvores.
A STIHL já investiu no plantio de 5 mil árvores – representando nossa rede de revendedores, que hoje conta com mais de 5 mil pontos de venda. O plantio realizado incluiu o reflorestamento de áreas nas reservas indígenas Parintintin e Uru-eu-wau-wau, localizadas no estado de Rondônia.