A STIHL está sempre trabalhando para reduzir permanentemente as emissões diretas e indiretas de CO2 de seus produtos e, assim, contribuir para o combate às mudanças climáticas. Como fabricante e líder mundial, isso vale tanto para produtos com acionamentos a bateria, quanto para com motor a combustão. Enquanto o trabalho livre de emissões locais de CO2 com produtos a bateria já é possível graças à energia verde, os chamados combustíveis sintéticos alternativos também já oferecem uma perspectiva de soluções, com as quais também será possível operar equipamentos com motor a combustão de maneira praticamente livre de emissões de CO2 e sem perdas de potência. Mesmo que estes produtos já estejam em operação há 10, 20 anos ou mais.
Enquanto a proteção ambiental nos acionamentos a bateria significa especialmente a redução das emissões de CO2 durante a fabricação dos equipamentos, nos motores a combustão acontece exatamente o contrário: aqui é necessário reduzir principalmente as emissões operacionais de CO2. Isso é possível com combustíveis, que são produzidos parcialmente ou totalmente a partir de biomassa, como os restos de madeira. Ou também com os chamados e-combustíveis, que são praticamente neutros em CO2 em sua aplicação. O uso de combustíveis alternativos é importante e faz sentido especialmente quando o uso de produtos a bateria chega ao limite. Ou seja, em áreas muito remotas e em regiões sem energia elétrica.
Com o MotoMix, a STIHL desenvolveu um combustível de alquilato sintético que oferece vantagens significativas em comparação com a gasolina comum. Isso inclui uma redução significativa da poluição e dos gases de escape durante a aplicação, uma redução na formação de depósitos nos produtos e maior eficiência.
Com o MotoMix Eco, a STIHL avança mais um passo: ao misturar componentes biogênicos, como os resíduos de madeira da silvicultura, é possível reduzir as emissões de CO2 em mais 8%, em comparação com o MotoMix. E com o aumento gradual da proporção de componentes biogênicos, o MotoMix Eco poderá se tornar totalmente neutro em emissões de CO2 no futuro. Resultado: trabalho com motor de combustão interna sem emissões de CO2 nocivas para o ambiente.
Os e-combustíveis oferecem a possibilidade de operar motores a combustão de forma neutra em termos de CO2, utilizando combustíveis líquidos produzidos sinteticamente. Para a sua fabricação, são necessários dois ingredientes principais: hidrogênio verde e carbono.
O hidrogênio verde fabricado a partir da água, usando energia regenerativa (por ex., eólica). O carbono necessário pode ser extraído da atmosfera, por exemplo, na forma de CO2. Então a fabricação dos e-combustíveis é realizada através da síntese de Fischer-Tropsch. Neste processo são criados, em primeira linha, combustíveis sintéticos com baixo teor de enxofre, que são praticamente neutros para o clima, uma vez que, na sua combustão, somente liberam para a atmosfera o CO2 que foi removido anteriormente. Além disso, a produção de e-combustíveis cria subprodutos úteis, que são utilizados na indústria química e substituem o petróleo como matéria-prima, por exemplo.
Pensando em seus clientes em todo o mundo, a STIHL não apenas aposta na tecnologia de bateria, mas também trabalha para permitir que os produtos com motor a combustão possam ser operados cada vez mais com saldo ecológico neutro. Uma possibilidade de tornar a utilização de combustíveis baseados em carbono mais favorável ao clima é o aperfeiçoamento de combustíveis especiais existentes até e-combustíveis. No mundo todo já existem diversos projetos em andamento, e que há muito tempo já saíram da linha de partida, para a fabricação de combustíveis climaticamente neutros. Por exemplo, o projeto Haru Oni, realizado no sul do Chile, em razão dos fortes ventos na região. A instalação piloto para a produção de e-combustíveis na Patagônia, na qual a Porsche e a Siemens também estão envolvidas, é financiada pelo Ministério Federal da Economia, entre outros. A operadora é a empresa chilena Highly Innovative Fuels (HIF), que atualmente está construindo sua primeira fábrica de grande escala no Texas e planejando outras instalações no Chile, no norte da África e na Austrália. Ainda que demore alguns anos até que os e-combustíveis estejam disponíveis em grandes quantidades, eles oferecem uma alternativa a longo prazo – ou seja, a possibilidade de operar produtos com motor a combustão neutro em termos de emissões de CO2 e, assim, contribuir de forma permanente e eficiente para o combate às mudanças climáticas.