Waiblingen, 02/04/2024 | Corporate Press Release

Início da construção da nova unidade de produção da STIHL na Romênia

Em 27 de março de 2024, foi iniciada a construção de uma nova fábrica da STIHL em Oradea, Romênia. O novo local abrigará uma nova unidade de produção de baterias e representa um marco significativo na estratégia de crescimento da empresa alemã. A rede internacional de fabricação, que conta com operações de produção espalhadas por sete países em quatro continentes, está se expandindo para incluir outro local importante na Europa.

A unidade de produção tem uma área útil de quase 47.000 m2 e está sendo construída em um terreno de 147.000 m2. A produção regular está programada para começar em setembro de 2025. Espera-se que a fábrica da ANDREAS STIHL POWER TOOLS S.R.L. em Oradea empregue cerca de 700 pessoas até 2028.

“Atualmente, fabricamos produtos a bateria em nossas fábricas em Langkampfen, na Áustria; em Virginia Beach, nos EUA; bem como na China e na Alemanha”, disse o Dr. Nikolas Stihl, Presidente do Conselho Consultivo e do Conselho de Supervisão da STIHL, durante a cerimônia oficial de inauguração. “Também começaremos a fabricar ferramentas a bateria em nossa sede alemã em Waiblingen este ano e em Oradea a partir de 2025, melhorando significativamente nossa competitividade no segmento de baterias ”

Projeto com efeitos positivos além da região local

Florin Spătaru, conselheiro de Estado e colaborador próximo do primeiro-ministro romeno Ion-Marcel Ciolacu, expressou seu apreço pelo investimento da STIHL em Oradea e enfatizou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico de todo o país: “A decisão da STIHL de construir uma nova unidade de produção de baterias aqui não apenas impulsionará o crescimento econômico nesta região, mas também ajudará a fortalecer nossa posição como local de produção no mercado global.”

O prefeito de Oradea, Florin Birta, focou seu discurso nos efeitos positivos de uma empresa global como a STIHL na economia local e no mercado de trabalho: “A decisão da empresa de investir em Oradea é um forte sinal da atratividade de nossa região.”

Construída como uma fábrica sustentável

Grande importância foi dada à sustentabilidade e à proteção ambiental no planejamento e na construção da nova fábrica. Depois de concluída, a instalação será certificada pelo Conselho Alemão de Construção Sustentável (DGNB). A fábrica conta com um sistema fotovoltaico e usa energia geotérmica para aquecer e resfriar o prédio adminstrativo, o que significa que o local é totalmente independente de combustíveis fósseis. O conceito também prevê o uso direcionado de telhados verdes.

SEU CONTATO DE IMPRENSA

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR