São Leopoldo, 4 de dezembro de 2024.
A organização possui um robusto investimento para capacitação interna e inova com o MBA de Gestão Estratégica e Liderança voltado para a rede concessionária, que já formou 167 alunos em seis turmas e possui quatro turmas em andamento com 122 alunos ao todo. Atualmente, são mais de 5 mil pontos de venda STIHL no Brasil
A capacitação de pessoas nas organizações nas diversas áreas é fundamental para manter os profissionais atualizados com um conhecimento que se intensifica constantemente com o avanço tecnológico, além de mantê-los alinhados especificamente com o propósito do negócio. O conhecimento técnico torna-se fundamental, bem como a qualificação para formação de lideranças que consigam gerir negócios de forma inovadora e sustentável. A STIHL acredita e investe na qualificação dos colaboradores. Com três Centros de Qualificação espalhados pelo Brasil - em São Leopoldo (RS), Jundiaí (SP) e Benevides (PA) -, além de uma unidade móvel de treinamento, a empresa capacita, em média, 15 mil pessoas por ano. Com visão ampla de negócio e uma sólida gestão, a empresa alemã, com fábrica no Brasil há mais de 50 anos, valoriza também as oportunidades de desenvolvimento dos pontos de venda, que comercializam os produtos da marca em mais de 5 mil unidades em todo o País. E para isso, foi desenvolvido o MBA STIHL - Gestão Estratégica e Liderança, em parceria com o Centro Universitário SENAI do Paraná (UniSENAI PR), exclusivo para a rede revendedores da marca.
Ao todo, foram formadas seis turmas com 167 alunos, todos gestores das unidades de revenda STIHL. Atualmente, estão em andamento quatro turmas com 122 alunos, além de inscrições abertas para a próxima turma. “O MBA STIHL impulsiona nossa missão de inovar e oferecer as melhores práticas, incluindo tecnologias digitais de educação, para qualificação dos proprietários e gestores dos pontos de venda de nossa rede. Este curso se destaca pelo desenvolvimento de um projeto aplicado às rotinas de gestão, e tem como propósito transformar as dificuldades em soluções que se tornam ‘cases’ para estudo e referencias de boas práticas, ao final, compartilhados com os graduandos e os graduados da rede, através da plataforma digital, STIHL Academy. Este processo não só qualifica os profissionais, mas também promove a evolução dos processos de gestão dos revendedores STIHL”, afirma o Gerente de Qualificação e Ações Socioambientais da STIHL, Raul Kriedte.
A empresária Ana Carla Feltes Moller é proprietária da Ipê Máquinas, loja localizada em Porto Alegre (RS) com mais de 30 anos de mercado, e formou-se na quinta turma do MBA. De acordo com ela, que revela uma resistência inicial em retornar aos estudos após anos de formada na graduação, a capacitação proporcionou um significativo desenvolvimento profissional e destacou dois pontos fundamentais para isso: “A formatação dos conteúdos abordados nos módulos é muito assertiva em relação aos principais desafios enfrentados na rotina da loja. Pude analisar minha loja, que vende 95% equipamentos STIHL, sob prismas que foram determinantes para evolução da minha empresa, tanto nas áreas comercial e financeira quanto no marketing e gestão de pessoas. Além disso, construí um networking muito rico, que me oportunizou uma troca de conhecimento e aprendizado com outros empresários de negócios do mesmo porte que o meu, bem como de lojas maiores também”.
A especialização é híbrida, composta por cinco módulos - Liderança e Resultados; Marketing e Vendas; Estratégico Financeiro; Operacional e Projetos; e Gestão Estratégica e Liderança -, que integram momentos de estudo à distância, aulas online e encontros presenciais, que acontecem na UniSenai, em Curitiba (PR). E ainda há uma ação complementar e opcional, mediante um convênio com a Steinbeis School Of International Business and Entrepreneurship (SIBE), na Alemanha, que oportuniza uma especialização internacional para somar conhecimentos à capacitação realizada no MBA da STIHL.
Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Imprensa da STIHL pelo e-mail: imprensa@stihl.com.br