Mulheres na STIHL no Brasil podem anotar comentários inadequados em post-its.
"Diversidade é convidar para uma festa, inclusão é chamar para dançar" – sob este lema, a STIHL Brasil tem desde 2019 o "Programa de Diversidade – STIHL para Todes". A inclusão é notada desde o nome do programa. A presença e a participação de mulheres, pessoas com deficiência e membros da comunidade LGBTQIA+, independentemente da religião ou etnia, no local de trabalho é de extrema importância e uma preocupação na vida diária da STIHL Brasil.
DIVERSIDADE VIVA
O programa de diversidade brasileiro é constituído por quatro divisões, que trabalham lado a lado e são lideradas por diferentes funcionários da empresa: gênero, pessoas com deficiência, etnia, LGBTQIA+. O programa começou com a participação de cerca de 100 profissionais da STIHL. Nesse meio tempo, já são 200. O objetivo do programa, liderado pela HR Business Partner Andréia de Borba de Souza , é dar mais visibilidade ao tema da diversidade na força de trabalho e desencadear uma mudança de pensamento. "Acreditamos que isso tenha um impacto positivo na empresa – criamos um ambiente seguro e aberto, que melhora a visibilidade da empresa e influencia a aquisição de talentos e o espírito de inovação na STIHL", diz a jovem de 36 anos.
CHOCOLATE COMO PROVOCAÇÃO
Desde 2019, sempre são realizadas ações relacionadas ao programa para chamar a atenção para as quatro divisões. Em novembro, por exemplo, foi incentivada principalmente a reflexão sobre temas relacionados à origem étnica. Este ano, o Mês da Mulher foi celebrado em torno do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Para a ocasião, todas as funcionárias receberam uma barra de chocolate com os dizeres "Tinha que ser mulher" . Andréia de Borba de Souza explica o contexto da seguinte forma: "Pedimos às nossas funcionárias que dissessem frases que elas estavam sujeitas a ouvir devido ao seu gênero e descobrimos o seguinte: as mulheres são constantemente questionadas sobre suas capacidades ou sua feminilidade é enfatizada especialmente em um contexto negativo."
Os dizeres no chocolate deveriam ser uma provocação, além de lembrar às funcionárias que toda mulher pode ser tão inteligente e forte quanto um homem. "Ao mesmo tempo, convidamos colaboradoras de diferentes áreas para falar sobre como é ser mulher na STIHL e sobre suas carreiras profissionais", relata a diretora do programa de diversidade.
EXEMPLOS FORTES
"Sou uma operadora multifuncional na fábrica de motores", diz Lisandra Rech Faber. Ela se vê como referência para mulheres na fábrica que querem se desenvolver. Eliane Barbosa Fortes , funcionária especializada na fundição, também participou da campanha: "Estou satisfeita com o reconhecimento do meu trabalho, pois tenho consciência da responsabilidade das minhas decisões e fico feliz em saber que elas são as melhores para a STIHL."
CRIAR A MUDANÇA ATIVAMENTE
Além do programa "STIHL para todes", em 2021 foi lançada no Brasil a chamada Diversity School. Trata-se de um projeto interno para treinar e conscientizar líderes e supervisores em diferentes áreas de diversidade. Até agora, cerca de dois terços de todos os executivos participaram desse projeto. Alguns são céticos no início. E é exatamente por aí que Andréia de Borba de Souza quer começar: "Para sermos uma empresa diversificada, todos precisam entender a importância e a relevância da diversidade e da igualdade. Os gestores desempenham um papel especialmente importante na mudança."
Quem frequenta a Diversity School recebe um cordão de pescoço colorido para pendurar o crachá empresa. "Todos têm orgulho em usar este cordão, o feedback é quase sempre positivo e o programa tem aceitação em toda a empresa", afirma a ambiciosa recrutadora.
Ao mesmo tempo, a STIHL Brasil faz parte de uma rede de diferentes empresas que se unem na luta por mais diversidade e aprendem umas com as outras. "É essencial que as empresas em todo o mundo continuem buscando maneiras de promover a diversidade e criar um ambiente de trabalho em que todas as pessoas sejam igualmente valorizadas e respeitadas e possam se desenvolver", resume Andréia de Borba de Souza. Na STIHL Brasil o lema é o seguinte: "Queremos chamar para dançar todos os dias."