Durante mais de 30 anos, a STIHL ofereceu a motosserra de série mais potente do mundo, a STIHL MS 880. Com a norma de emissões UE-5, os requisitos para a motosserra também mudaram: era necessário criar um novo motor. Os desenvolvedores e engenheiros de mais de 25 áreas de especialização da STIHL colocaram a mão na massa. O resultado é uma motosserra profissional inigualável em todo o mundo: a STIHL MS 881.
A primeira etapa do projeto foi realizar um inventário preciso: quais componentes podem ser mantidos? Quais precisam ser adaptados ou completamente substituídos? Um escopo de testes reduzido ajudou a esclarecer as coisas. Mas não era o suficiente. A construção da nova motosserra também apresentou desafios para todos os envolvidos: muitos dos componentes da série, como o tubo de alça, a cobertura ou a tampa do filtro, não tinham modelos em 3D, e ferramentas especiais para a fabricação das peças de plástico estavam disponíveis apenas como desenhos 2D antigos em tinta.
“Como muitas vezes a estrutura das ferramentas antigas não era completamente conhecida, às vezes tínhamos que criar novos modelos CAD. Criar os conjuntos de dados em 3D correspondentes, com base em desenhos feitos a mão, foi um desafio incomum para todos nós”, explica Daniel Martin, Gerente de Construção e Projeto. Mas o trabalho árduo valeu a pena: os primeiros protótipos conceituais já estavam dentro do intervalo desejado em termos de desempenho e valores de emissões. Estava tudo certo para começar. Depois de dois anos de testes extensivos da máquina, ela foi liberada para o lançamento no mercado em setembro de 2020.
Graças ao novo design, a STIHL MS 881 agora não é apenas a motosserra mais potente do mundo, mas também a única em sua classe de desempenho que atende às exigências da atual norma de emissões da UE. Isso agrada principalmente aos profissionais, já que a máquina é frequentemente usada em serrarias móveis e na colheita de madeira de grandes árvores. Mas realmente forte foi também a cooperação de todos os envolvidos na STIHL, lembra-se Felix Mohr, responsável pelo planejamento de lançamento de série: “Implementar um projeto como este em tão pouco tempo só foi possível porque sempre nos apoiamos e enfrentamos as tarefas difíceis juntos.”
A motosserra só pode atender às rigorosas especificações da norma europeia de emissões UE-5 com um motor moderno de sistema de lavagem estratificada. Para isso foi necessário substituir tanto o pistão quanto o cilindro da STIHL MS 880. “Além do acionamento, também otimizamos muitos outros componentes que melhoraram ainda mais o desempenho e o manuseio da STIHL MS 881. Dessa maneira, a nossa obra-prima foi capaz de provar seu valor em testes mundiais desde o primeiro dia”, explica o Dr. Ricardo Hojczyk, Coordenador de testes experimentais. Assim, no total, a STIHL MS 881 conta com 50 novos componentes.
A equipe de desenvolvimento da motosserra MS 881 inclui (a partir da esquerda): Daniel Martin, gerente de construção e projeto; Igor Baschlykov, gerente de produto; Daniel Diepolder, desenvolvimento de funções e concepção do motor e Dr. Ricardo Hojczyk, coordenador de testes experimentais.
Mas não foi apenas a unidade da STIHL em Waiblingen que participou. A MS 881 é o resultado de uma estreita cooperação internacional.
Unidade | Tarefa |
Alemanha Fábrica 1 (Waiblingen) | Produção de virabrequim e bielas |
Alemanha Fábrica 2 (Waiblingen) | Desenvolvimento, coordenação, produção, centro de plásticos, pré-montagem |
Alemanha Fábrica 3 (Tengen) | Produção de tubos de alça |
Alemanha Fábrica 4 (Weinsheim) | Produção de peças fundidas sob pressão |
Alemanha Fábrica 6 (Waiblingen) | Montagem final, pré-montagem, planejamento, garantia de qualidade |
Alemanha Fábrica 7 (Ludwigsburg) | Embalagem |
Alemanha Fábrica 8 (Fellbach) | Gerenciamento de produtos, controlling |
Brasil (São Leopoldo) | Produção de cilindros |
China (Qingdao) | Montagem de bomba de óleo |