Para Sarah Gewert (1/VMV), Diretora de Marketing e Vendas, e Paul F. Sumalowitsch (1/MCM), Chefe de Departamento de Brand, Retail and Communications, o que foi criado na Fábrica 1 da STIHL em Waiblingen é mais do que apenas uma nova construção. Foram muitos anos de planejamento, trabalho em projetos e construção: mas agora, o STIHL Markenwelt finalmente é uma realidade. Para ambos, é um projeto verdadeiramente do coração. É o que eles explicam nesta entrevista para a revista "Blick ins Werk".
Sra. Gewert, como é estar novamente na Fábrica 1, mas desta vez neste novo edifício de escritórios tão moderno? Você conhece bem o edifício antigo.
SARAH GEWERT: É excelente. O planejamento e a construção do Markenwelt foram um projeto gigantesco. A arquitetura e, claro, o conteúdo do Markenwelt são impressionantes. Trabalhar em um ambiente com conexão direta com a natureza e uma incrível quantidade de verde é realmente fantástico. O alto edifício renovado transmite uma atmosfera fora do comum: estando no escritório, eu me sinto como se estivesse em uma casa na árvore.
A reforma do edifício de escritórios e a construção do Markenwelt são dois projetos muitoespeciais. Tanto do ponto de vista arquitetônico quanto empresarial. O que você acha que o Markenwelt representa exatamente para a STIHL?
SARAH GEWERT: A Fábrica 1 tem uma importância especial para a STIHL há décadas – e também para a família Stihl. Vários grupos de revendedores já nos visitaram neste local, que até então era um pequeno museu. Mas a nossa visão era tornar a marca perceptível como um todo para convidados e visitantes.
PAUL F. SUMALOWITSCH: Com o Markenwelt, criamos um lar para a marca em meio a uma área ambiental conservada, de forma a poder vivenciá-la em todas as suas faces e com todos os sentidos. É um lugar onde queremos deixar claro aos colaboradores, aos revendedores e ao público em geral que a STIHL é muito mais do que apenas motosserras. É um algo a mais que se faz tangível com o Markenwelt.
Por que é importante para a STIHL investir na marca?
SARAH GEWERT: Hoje em dia, os clientes não compram mais apenas um produto, mas observam o que há por trás dele. Além da qualidade e da força de inovação, também ganhamos pontos pela atitude, as emoções e a experiência de compra. Especialmente em ambientes de mercado com alta pressão competitiva, é possível construir confiança com uma marca e, assim, fornecer orientação na complexa decisão de compra. A STIHL se tornou uma verdadeira Love Brand.
Palavra-chave Colaboradores: o que o STIHL Markenwelt significa internamente?
SARAH GEWERT: Na STIHL, o tempo de serviço na empresa costuma ser bem longo. Isso mostra claramente o quanto os colegas se identificam com a marca e a empresa, e como se sentem bem trabalhando aqui. Mas cada um de nós tem suas próprias tarefas e, muitas vezes, trabalha apenas em uma área específica. Com isso, o panorama geral, o sentido de tudo o que fazemos, pode acabar ficando em segundo plano. É exatamente isso que tornamos visível e perceptível com o Markenwelt. É um lugar fascinante para mostrar à nossa família, filhos, pais, irmãos ou amigos. Um lugar repleto de emoções e de motivos para se orgulhar. Cada um de nós na empresa traz diariamente uma contribuição importante para a história de sucesso da marca.
PAUL F. SUMALOWITSCH: Como colaboradores, somos embaixadores internos e externos da marca. Na minha opinião, o Markenwelt contribui muito para a formação da identidade. Este edifício reúne tudo o que representamos e o que nos torna únicos como marca. A possibilidade de vivenciar a STIHL em um contexto muito maior do que o próprio ambiente de trabalho ou o portfólio de produtos certamente reforça o orgulho de trabalhar para a empresa e amplia ainda mais a conexão emocional. O Markenwelt também pode oferecer um ambiente de eventos para atrair novos talentos para a STIHL.
O que representa o Markenwelt no que diz respeito à colaboração com os nossos revendedores especializados e prestadores de serviços?
SARAH GEWERT: Os revendedores especializados são o nosso rosto para as pessoas. As equipes ali trazem sua parcela de contribuição para o sucesso da empresa e estão muito próximas do produto e dos nossos clientes. Também para essas equipes, o Markenwelt é uma fonte de motivação e inspiração.
PAUL F. SUMALOWITSCH: Com os revendedores, a ideia é também gerar identificação e cultivar o vínculo emocional com a STIHL. Consideramos nossos revendedores não apenas parceiros de negócios, mas também os mais importantes embaixadores da marca para os clientes finais. O vínculo com a STIHL muitas vezes existe há gerações. Uma visita ao Markenwelt reforça essa parceria.
Mas a exposição também será aberta ao público, certo?
SARAH GEWERT: Sim, não vemos a hora de isso acontecer. Queremos que o Markenwelt se torne um ímã para os fãs antigos e para quem vai se tornar fã com o impacto dessa visita. Tenho certeza de que o Markenwelt trará um grande valor agregado para toda a região. A ciclovia às margens do Rems já é um destino popular para passeios. Com o Markenwelt, ela se torna ainda mais atrativa. Nossa meta será alcançada se o Markenwelt fizer da STIHL um destino na região, onde as pessoas gostem de passar o tempo e para onde queiram voltar. Por fim, criamos a experiência da marca para que possa ser aproveitada por todas as faixas etárias de todos os grupos de interesse. Queremos que as pessoas deixem o Markenwelt levando aprendizado e se sentindo inspiradas. Vemos o espaço como uma ótima pedida, em especial para as turmas escolares.
O Markenwelt e o novo conjunto de edifícios têm uma arquitetura especial. Por favor, expliquem a orientação dos novos edifícios em termos de design.
SARAH GEWERT: A localização da Fábrica 1 é especial: diretamente às margens do Rems e cercada por muita floresta. Queríamos criar algo que fosse único, mas que ao mesmo tempo se misturasse à natureza. Por isso, foi escolhida uma linguagem de formas marcante, que é retilínea, mas que impressiona. Graças às cores, aos materiais selecionados e às superfícies cheias de reflexos e muito vivas, o novo edifício se integra bem no ambiente. Dependendo da incidência de luz e do clima, o jogo de cores na fachada muda, criando uma imagem geral fascinante com o ambiente.
Por fora, a fachada de vidro cativa; por dentro, parece flutuar. Tudo é muito aberto, muito amplo, com poucos pilares e sempre com vistas incríveis para a natureza. Não importa onde você esteja no prédio, o verde está sempre visível do lado de fora. Para todos os envolvidos, era importante não construir nada muito majestoso, mas algo que aparentasse, de um lado, confiança e energia e, de outro, um brilho autêntico e realista, que combinasse conosco.
Sr. Sumalowitsch, você e sua equipe são responsáveis pela elaboração do conteúdo e pela experiência de visita no Markenwelt. O que aguarda os visitantes?
PAUL F. SUMALOWITSCH: Um lugar do encontro: um espaço que informe, envolva e inspire as pessoas. O STIHL Markenwelt deve oferecer uma experiência única. É possível mergulhar interativamente em três níveis no mundo da marca STIHL. Mas queremos ainda mais. Nossa ideia é abordar temas que tragam conteúdo relevante para um público amplo. Com a área de exposição "Faszination Wald" ("Fascinação Floresta") posicionada de forma proeminente no térreo, criamos exatamente essa relevância expandida indo dos profissionais de jardinagem e paisagismo até a sala de aula.
Como se divide o Markenwelt?
PAUL F. SUMALOWITSCH: O Markenwelt se estende por três níveis. No nível da Visão, onde a visita começa, levamos os visitantes por uma jornada focada na história e no crescimento da empresa. No nível da Inovação, no primeiro andar, tudo gira em torno de nossos produtos e áreas de aplicação. Aqui, mostramos, por exemplo, inovações técnicas, aspectos de nossa produção de alta qualidade e uma seleção do portfólio atual de equipamentos. E depois temos o chamado nível da Emoção no térreo, que me deixa especialmente orgulhoso. (risos)
O que apresentam as áreas de exposição no térreo?
PAUL F. SUMALOWITSCH: Aqui encontramos várias áreas temáticas especiais. Na área de exposição "Faszination Wald" ("Fascinação Floresta"), a empresa sai totalmente de cena, e deixamos aos especialistas a explicação sobre as diferentes funções e os benefícios da mata e da floresta. Além dos fatos cientificamente embasados, o foco são principalmente as pessoas e suas histórias. Com o Markenwelt, também temos pela primeira vez uma excelente apresentação na loja da marca com o sortimento completo, bem como a área interativa de experiências TIMBERSPORTS® – dois temas que nutrem a nossa marca uma de forma particularmente emocional e que nos diferenciam significativamente da concorrência. Naturalmente, também ofertamos culinária à altura – com um pequeno, mas requintado café com refeições e bebidas regionais , que convida os visitantes a relaxar.
SARAH GEWERT: O nível da Emoção é claramente um dos nossos grandes diferenciais. Os temas da mata e da floresta são elementos centrais do Markenwelt e da nossa marca. São temas relevantes para todas as pessoas e que ninguém pode ignorar. Além disso, eles fazem referência aos desenvolvimentos atuais, como as mudanças climáticas, a silvicultura sustentável, o reflorestamento e a proteção da floresta tropical. Aqui, oferecemos um conceito baseado em multimídia, com muitas exposições e mídias diferentes. Com isso, damos um palco especial à natureza, que é a base para a nossa vida e o nosso trabalho.
Agora, ao atravessar o prédio ou observá-lo de fora: vocês estão satisfeitos e orgulhosos de tudo que alcançaram? Ou simplesmente contentes por finalmente estar concluído?
SARAH GEWERT: É claro que estamos orgulhosos! Mas somos pessoas criativas e, sem dúvida, já temos em mente as próximas ideias e o desejo de colocá-las em prática. Pois o Markenwelt não tem nada de estático. A STIHL está em constante desenvolvimento e se adapta aos desejos dos clientes e ao espírito dos tempos – e isso também deve se refletir nesse espaço. O Markenwelt deve manter seu brilho permanente. Queremos oferecer sempre algo novo e, por isso, já estamos focados no futuro.
PAUL F. SUMALOWITSCH: Tenho muito orgulho de nossa equipe! Mas o trabalho não para. Trabalharemos continuamente para descobrir o que podemos fazer para inspirar grupos de visitantes e oferecer algo que faça valer a pena voltar mais de uma vez. Por isso, queremos enriquecer o Markenwelt com novos temas que nos preocupam como STIHL e como sociedade. Criamos agora uma plataforma de comunicação modular e flexível, um palco que precisa ser sempre recriado. E a lista de ideias na equipe é infinita, assim como o engajamento. Todos os envolvidos no projeto têm uma grande paixão e trabalham com grande atenção aos detalhes para e no Markenwelt, hoje e no futuro.
O que vocês mais querem mostrar aos convidados e com o que estão mais empolgados?
PAUL F. SUMALOWITSCH: Para mim, é extremamente difícil citar só um lugar. Mas, se eu tivesse que escolher um, seria o nível da Emoção.
SARAH GEWERT: Também não tenho um lugar predileto no momento. O nível da Emoção e a exposição "Faszination Wald" ("Fascinação Floresta") são muito importantes para mim. Recentemente tive uma conversa com meu sobrinho, que disse que nossas motosserras serviam apenas para abater árvores. Aqui posso mostrar a ele que, às vezes, árvores precisam ser cortadas para dar espaço e luz para as novas árvores que estão crescendo. Com a exposição, posso explicar a ele que nossos produtos ajudam a proteger e preservar a natureza. É bom poder dar contexto aos nossos produtos. Além disso, podemos tornar perceptível tudo o que defendemos, o contexto da nossa marca e o privilégio de poder trabalhar junto à natureza.