São Leopoldo, 14 de maio de 2025.

Programa da STIHL estimula bem-estar e qualidade de vida e conquista o Prêmio ESG

Desde seu lançamento, o Cuidar mapeou mais de três mil participantes elegíveis, já atendeu 946 pessoas e conta com 519 pacientes ativos, trazendo benefícios significativos na vida das pessoas.

A STIHL investe fortemente para o avanço das ações ESG. Em 2025, é previsto um montante de 150 milhões de reais a serem aplicados pela empresa, inclusive, para atingir as metas de sustentabilidade estabelecidas pelo Grupo STIHL, como a redução de embalagens plásticas e a emissão de CO2, além do compromisso de reduzir em 40% o consumo de combustíveis fósseis, na comparação com 2019, até 2030. Esta forte atuação também abrange o cuidado com os colaboradores, seus familiares e comunidade em geral. Em 2019, a empresa criou um programa que oferece um conjunto de políticas, estratégias e ações de atenção à saúde das pessoas de forma ampla e completa. O Programa Cuidar é direcionado a todos os profissionais da unidade brasileira e seus dependentes que atendam aos critérios das linhas de cuidado, as quais contemplam doenças crônicas, gestação, obesidade adulto e infantil, tabagismo, doenças mentais e emocionais e outras. Desde seu lançamento, o Cuidar mapeou mais de três mil participantes elegíveis, já atendeu 946 pessoas e conta com 519 ativos - 414 colaboradores e 105 familiares dependentes -, trazendo benefícios significativos de bem-estar e qualidade de vida. Esta atuação foi premiada pelo Prêmio ESG, da Associação Brasileira de ESG, nesta quarta-feira (14), na categoria “Saúde e Bem-estar dos Colaboradores”.

“Mais do que uma iniciativa pontual, o Programa Cuidar representa um movimento estruturado e contínuo de valorização das pessoas. Investir em ESG é investir no futuro e isso inclui, de forma central, o bem-estar de quem constrói diariamente os resultados da empresa. Ao cuidarmos genuinamente da saúde física e emocional dos nossos colaboradores e de seus familiares, fortalecemos os vínculos, estimulamos o engajamento e criamos um ambiente mais humano, produtivo e sustentável. É esse tipo de investimento que, além de gerar impacto social positivo, também impulsiona a performance e a longevidade dos negócios”, afirma a gerente de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Aline Oliveira.

Baseado no cuidado como parte da cultura corporativa da STIHL desde sua origem, o programa tem como objetivo melhorar a saúde das pessoas por meio da educação, do cuidado e do incentivo a um viver mais saudável, visando a uma vida longeva, produtiva e autônoma. Para isso, conta com um amplo ambulatório dentro da STIHL com consultórios multidisciplinares e odontológico, sala para terapia familiar e espaço exclusivo às lactantes , além de uma área de descanso para colaboradores. A equipe, formada por médicos de família e do trabalho, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, dentistas, terapeutas e outros profissionais, realiza atendimentos na empresa ou na estrutura de parceiros, conforme preferência do paciente. Quando é mapeado entre os grupos de risco atendidos pelo Cuidar ou manifesta interesse em participar, o colaborador passa por uma consulta de avaliação e é encaminhado para o especialista da linha de cuidado, que monta o plano de atendimento e acompanhamento daquele paciente. 

De modo geral, o Programa Cuidar proporciona diversos ganhos comportamentais, clínicos e financeiros, e impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas. O Inspetor de Produção Eduardo Loreto, por exemplo, era hipertenso e pesava 105 quilos quando entrou no programa. Ele seguiu o protocolo à risca e mudou completamente seus hábitos. Hoje, pesa 75 quilos e tem a pressão regularizada, segundo ele, graças ao acompanhamento mensal na STIHL. “Se não fosse pelo programa, eu talvez nem visse minha filhinha nascer”, diz ele. Outro exemplo é o da familiar de colaborador, Daniela Machado, que relata o quanto as dores diminuíram consideravelmente desde que iniciou o acompanhamento pelo Cuidar. “Eu melhorei muito”, ela conta, feliz. E prevendo inclusão em todas as etapas do cuidado, o programa também conta com intérprete de Libras em todas as consultas de colaboradores com deficiência auditiva.

Desde a implantação do Programa Cuidar, a STIHL já identificou uma sensível melhora clínica entre os participantes, mudança de hábitos e de estilo de vida. Entre os números da organização, destaca-se a satisfação do time com a empresa – sempre acima de 84% nas pesquisas de clima – e a indicação de 90% dos colaboradores de que a STIHL é um ótimo lugar para se trabalhar. Ao oferecer esses cuidados, a STIHL reforça seu desejo de permanência dos colaboradores: o tempo médio de empresa é de 7 anos, um ótimo indicador em comparação com o mercado e considerando o grande número de profissionais com mais de 10 (em torno de 900) e 20 anos de casa (mais de 200).

Principais resultados do Programa Cuidar:

  • Classificação de Risco de Pacientes Crônicos: 73% de melhora dos pacientes e 14% de estabilidade.
  • Redução de Peso: 221 quilos perdidos no total, com mais de 40% dos pacientes tendo perdido até 5 quilos ou mais.
  • Evolução Escala de Comprometimento: 20% de melhora dos pacientes e 57% de estabilidade.
  • Mudança de Hábitos Alimentares: 55% de melhora dos pacientes e 44% de estabilidade.

Contato de Imprensa

Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Imprensa da STIHL pelo e-mail: imprensa@stihl.com.br

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR