São Leopoldo, 09/08/2024 | Press Release Local
Realizado pelo Grupo Amanhã, o evento de premiação aconteceu nesta quarta-feira (7), no Sapiens Parque, em Florianópolis. A empresa alemã com fábrica no Rio Grande do Sul ficou na 13ª colocação.
A STIHL, líder no mercado brasileiro de ferramentas motorizadas, foi eleita pelo Prêmio Campeãs da Inovação 2024 uma das empresas mais inovadoras do Sul do Brasil. A organização ficou na 13ª colocação durante o evento de premiação que aconteceu nesta quarta-feira (7), no Sapiens Parque, em Florianópolis (SC). O mérito é organizado há 20 anos pelo Grupo Amanhã, com o apoio técnico do IXL Center, de Cambridge (USA). O prêmio é pioneiro no país e ajudou a difundir a cultura da inovação nas companhias sediadas no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O especialista sênior de Cilindros da STIHL, Guilherme Sieben, representou a empresa na cerimônia.
Principais investimentos da STIHL em 2024
Em março, a STIHL Brasil inaugurou oficialmente a expansão do Centro Logístico da fábrica de São Leopoldo da empresa. O valor total do investimento foi de R$ 85 milhões. A estrutura passou de 7.069 para 16.700 posições de pallets, resultando em um acréscimo de 137% na capacidade de armazenagem, embora a área construída aumente em apenas 57%, passando de 14.200m² para 21.600m². Isso se fez possível devido à verticalização da armazenagem, em estantes de até 16m de altura, utilização de corredores estreitos e da tecnologia de empilhadeiras semiautônomas. Com esta ampliação, a empresa possui área suficiente para armazenar internamente todos os produtos acabados, matérias-primas e componentes, reduzindo significativamente o custo da operação logística. Além disso, a internalização das atividades no novo espaço, reduzirá os fretes para armazenagem externa, evitando a emissão de 93 toneladas de CO2 por ano.
Além disso, a empresa também inaugurou uma das maiores usinas fotovoltaicas de telhado do Brasil. São, ao todo, mais de 2,1 mil painéis instalados na cobertura do prédio, que tem 21.600m². Com capacidade total de mais de 1 MWp a usina será capaz de gerar até 1,4 GWh por ano. Isto torna o prédio 43 - que abriga o Centro de Distribuição e áreas administrativas - autossuficiente, ou seja, produzirá toda a energia que consome ao longo do ano. Esta energia solar gerada representa 10% da demanda total da empresa, que equivale ao consumo de mais de 820 residências e poderia atender a carga diária de mais de 80 veículos elétricos. O sistema de fixação contém mais de 11 mil grampos que não perfuram o telhado e garante a resistência a ventos de mais de 160 km/h. Foram instalados também 9 inversores, que transformam a produção de energia contínua em energia alternada, com 100 kW cada, além de 33 km de cabos.
Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Imprensa da STIHL pelo e-mail: imprensa@stihl.com.br