Waiblingen, 13/09/2023 | Comunicado de imprensa da empresa
O Grupo STIHL faz uma retrospectiva de oito meses desafiadores. De janeiro a agosto de 2023, a empresa registrou um faturamento de 3,84 bilhões de euros. Isso corresponde a uma redução de 1,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Sem os efeitos da taxa de câmbio, o faturamento teria aumentado em 0,9%. Até o dia de referência 31 de agosto de 2023, a força de trabalho diminuiu em 0,5% para 20.311 funcionários em todo o mundo. São diversos os motivos que atrapalharam o desenvolvimento dos negócios: com o alívio das medidas do coronavírus, mais gastos dos consumidores estão novamente voltados para áreas como turismo, cultura e gastronomia. Além disso, o enfraquecimento da economia, a inflação e o desenvolvimento dos preços de energia contribuíram de forma geral para um comportamento de consumo mais contido. Além da relutância de compras global, os armazéns cheios dos revendedores também impactam o desenvolvimento de vendas da STIHL.
Michael Traub, Presidente do Conselho Executivo da STIHL, enfatiza: "Após vários anos de forte crescimento, nossos mercados estão em uma fase de consolidação temporária em 2023. Mas a STIHL tem experiência suficiente em responder às oscilações nos negócios operacionais em quase 100 anos de história. Nossa empresa familiar se orienta no longo prazo, e estamos olhando para o futuro com confiança." Além disso, durante a conferência de imprensa realizada no contexto do Dia da mídia internacional da STIHL, em 13 de setembro, Traub explicou: "Temos planos ambiciosos de crescimento e continuamos a investir em alto nível, especialmente na bateria como tecnologia do futuro e em nossa rede mundial de produção e vendas." Desta forma, a STIHL continuará expandindo a sede alemã. Além de uma nova fabricação de equipamentos a bateria, a empresa planeja sua própria fabricação de motores EC para produtos profissionais a bateria em Waiblingen. Esta etapa aumentará ainda mais a profundidade da criação de valor, também para os equipamentos com acionamento a bateria.
"É uma satisfação saber que nossa estratégia de baterias está funcionando e que nossos clientes em todo o mundo continuam muito interessados em produtos a bateria da STIHL. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, alcançamos taxas de crescimento positivas tanto em motosserras a bateria quanto em outras unidades de motor a bateria e no nosso robô cortador de grama iMOW", diz Michael Traub. "Além disso, alguns mercados regionais estão se desenvolvendo de maneira satisfatória. No entanto, no total, registramos uma queda global nas vendas para todos os tipos de acionamento."
Visão geral dos mercados mundiais:
"Como uma empresa familiar independente com alta taxa de capital próprio de mais de 60%, podemos continuar a agir e planejar a longo prazo, apesar dos desenvolvimentos desafiadores do mercado no curto prazo. Por isso, esperamos um crescimento contínuo, especialmente no segmento de baterias, e investimos fortemente no Grupo STIHL em todo o mundo", explicou o Presidente do Conselho Executivo da STIHL. Entre outras coisas, as medidas incluem:
De componentes mecânicos, como sabre, corrente, tampa do pinhão da corrente ou carcaça, até componentes eletrônicos, como conjunto de bateria ou chicote de cabos: atualmente, a STIHL já desenvolve e produz muitos componentes para seus próprios produtos a bateria. Agora, a empresa também fabricará motores EC por conta própria, pela primeira vez. Com o início da fabricação própria, o motor elétrico, que já é desenvolvido hoje pela STIHL, será ainda mais bem coordenado com o produto completo. Uma etapa que melhora ainda mais o desempenho e a qualidade dos produtos a bateria. A fábrica será construída na sede alemã em Waiblingen e começará abrigando a produção de motores EC para produtos profissionais a bateria. O início da operação está planejado para 2025. O investimento total é de aproximadamente 17 milhões de euros.
Michael Traub enfatiza: "Com o motor EC, agora também vamos produzir nós mesmos o componente central de um equipamento a bateria. Este é um passo estratégico importante em nossa transformação. Com isso, vamos aumentar a nossa profundidade da criação de valor no setor futuro das baterias, fortalecer a nossa resiliência na cadeia de fornecimento e ampliar o nosso know-how. Por último, mas não menos importante, a decisão de construir em Waiblingen é um compromisso claro com a nossa sede alemã, através do qual garantiremos empregos na Alemanha a longo prazo." Em Waiblingen, a empresa atualmente produz principalmente equipamentos profissionais movidos a gasolina, bem como componentes como barras guia e peças de plástico, assim como conjuntos de bateria. Além disso, a STIHL iniciará a produção de equipamentos profissionais a bateria a partir de 2024 em Waiblingen.
A sede alemã, ANDREAS STIHL AG & Co. KG, atingiu um faturamento de 1,11 bilhão de euros entre janeiro e agosto de 2023. Isso corresponde a uma redução de 7,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A força de trabalho cresceu em 2,6% para 6.004 funcionários. Entre eles, 4.266 trabalham em Waiblingen, 460 em Fellbach, 259 em Ludwigsburg, 921 em Weinsheim e 98 em Wiechs am Randen.
No Dia Internacional da Mídia, a STIHL apresenta inúmeras inovações e novidades de produtos, que facilitam o trabalho dos clientes na natureza. Especialmente o portfólio de produtos a bateria será expandido significativamente.
Para aplicações profissionais, os seguintes produtos, entre outros, estão sendo lançados no mercado:
Os seguintes produtos a bateria serão lançados no mercado para a manutenção de jardins doméstica:
O sortimento de brinquedos da loja da marca STIHL também é complementado com uma grande novidade, criada em cooperação com a Playmobil: o kit especial STIHL PLAYMOBIL: "STIHL TIMBERSPORTS® Edition". O kit é composto por dois personagens esportistas PLAYMOBIL, que realizam a disciplina de motosserras "Hot Saw" e a disciplina de machado "Standing Block Chop", além de um cameraman PLAYMOBIL. Faixas, faróis e suportes com o visual STIHL TIMBERSPORTS® completam o cenário da competição e preparam os fãs grandes e pequenos do corte de madeira esportivo para o destaque da temporada: o Campeonato Mundial STIHL TIMBERSPORTS®, em novembro, em Stuttgart.
Depois de 2013 e 2016, o campeonato mundial STIHL TIMBERSPORTS® retorna a Stuttgart este ano. Como a correria para comprar os ingressos deixou claro, este retorno já era muito esperado: 13 mil espectadores e arquibancadas lotadas são esperados para as competições na Porsche Arena, nos dias 3 e 4 de novembro. Poucos ingressos ainda estão disponíveis. Mais de 120 dos principais atletas de mais de 20 nações se enfrentarão nas competições em novembro, individualmente e em equipe, oferecendo o mais alto nível de esporte extremo.