Waiblingen, 13/07/2023 | Comunicado de imprensa da empresa
A empresa familiar STIHL inaugura o mundo de sua própria marca em Waiblingen. Este é o principal projeto de uma ampliação abrangente da sede da empresa que deve durar vários anos. Com uma pequena viagem no tempo, o STIHL Markenwelt permite vivenciar a história de quase 100 anos da empresa e da marca. Um destaque especial da exposição é uma plataforma de conhecimento abrangente sobre o tema "Faszination Wald" ("Fascinação Floresta").
"O novo STIHL Markenwelt me impressiona. É empolgante ver quanta tecnologia e know-how estão por trás dos produtos", afirmou o ministro-presidente Winfried Kretschmann na cerimônia de inauguração no dia 13 de julho. "O novo mundo da marca não só abriga uma exposição fantástica, como também é uma valiosa plataforma de conhecimento em torno da floresta e da silvicultura. Afinal, a floresta é importante para nós: como habitat para animais, plantas e fungos, como local de aprendizagem, vivência e relaxamento, como espaço econômico, como gigantesco armazenamento de CO2 e produtor de oxigênio e, portanto, como fonte de esperança contra o aquecimento global. Queremos preservar e gerir de forma sustentável esta câmara de maravilhas da natureza. Empresas familiares como a STIHL nos mostram que a prosperidade econômica e a proteção climática hoje andam lado a lado.
Para o Dr. Nikolas Stihl, Presidente do Conselho Consultivo e do Conselho de Administração da STIHL, a nova construção é um investimento no futuro e um forte compromisso com a sede da empresa em Waiblingen: "O investimento total de mais de 100 milhões de euros, o projeto de construção mais caro da nossa história da empresa, enfatiza mais uma vez a profunda ligação entre a STIHL, a unidade e a região. O Markenwelt é o coração da modernização e da expansão abrangente da sede da STIHL. Ele oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer nossa empresa familiar com nossa filosofia, nossa história, nosso presente e também nosso futuro de uma maneira informativa e interativa."
Diretamente às margens do Rems, com vista para o campo, o STIHL Markenwelt ocupa uma área de exposição em três níveis, medindo cerca de 1.500 metros quadrados. "Além do desenvolvimento da empresa e dos produtos inovadores da STIHL, o foco principal da exposição é a fascinação pela floresta, que está intimamente ligada à marca STIHL desde que Andreas Stihl fundou a empresa em 1926. A importância da floresta para o nosso planeta, especialmente considerando o avanço das mudanças climáticas, o funcionamento da silvicultura sustentável, mas também a relevância da floresta para cada um de nós é apresentada de maneira interativa em um nível próprio", explica Sarah Gewert, Diretora de Marketing e Vendas da STIHL. A plataforma de conhecimento foi criada em cooperação com especialistas internacionais da ciência e da silvicultura. Ela combina pesquisa com a prática e tem como curador o Prof. Dr. Jürgen Bauhus, chefe da cátedra de silvicultura da Universidade de Freiburg.
Nos outros dois níveis, "Visão" e "Inovação", a história da empresa é apresentada: das origens do trabalho florestal com as primeiras serras históricas, que eram operadas por duas pessoas, passando pelo estado atual das tecnologias pioneiras da STIHL, até uma perspectiva do futuro e os campos de aplicação de amanhã. A exposição também conta com a participação de alguns colaboradores, que apresentam temas corporativos atuais e relevantes, como a estratégia de sustentabilidade da STIHL, a elevada amplitude de fabricação ou as inovações de produto em termos de segurança e ergonomia. Além de informações sobre a fabricação e a montagem, há também a possibilidade de conhecer a diversidade de produtos da STIHL para todas as áreas de aplicação. A área STIHL TIMBERSPORTS permite que os visitantes mergulhem na atmosfera competitiva dos lenhadores esportivos. A oferta é complementada com um anfiteatro para demonstrações de produtos, um café e a loja da marca STIHL.
A exposição é apresentada nos idiomas alemão e inglês. Ela se dirige a um público vasto – desde profissionais de silvicultura, jardinagem e paisagismo, até fãs da STIHL, visitantes em geral interessados e convidados mais jovens. Um guia digital conduz a exposição e oferece conteúdo adicional aprofundado.
O STIHL Markenwelt abre suas portas para o público geral no dia 30 de setembro e no futuro estará aberto para visitantes individuais aos sábados e domingos. A venda de tickets online começa a partir da metade de setembro no website markenwelt.stihl.de. Uma fase de testes internos será realizada até a data de inauguração, a fim de treinar mais monitores de visitantes e otimizar os processos operacionais.
A construção do novo conjunto de edifícios iniciou-se em 2019 com a demolição do arranha-céu, que data de 1972 e foi agora renovado para abrigar cerca de 300 postos de trabalho modernos e algumas salas de reunião. Os antigos edifícios da empresa em torno do arranha-céu deram lugar a novos edifícios, que agora abrigam o Markenwelt, um restaurante da empresa e outras áreas de escritório e trabalho. "Com o edifício de exposição, nos abrimos para o público interessado e damos a oportunidade de entrarem em contato com a STIHL. Ao mesmo tempo, conseguimos criar um ambiente de trabalho novo e atraente para nossos funcionários. Assim, estamos traçando o caminho para a continuação da nossa história de sucesso mundial da STIHL", disse o Presidente do Conselho Executivo Michael Traub.
Apesar dos grandes desafios da pandemia do coronavírus durante as obras, o cronograma foi cumprido e a nova sede da empresa entrou em operação, conforme planejado, no final de 2022. Agora, a conclusão do projeto de construção é a inauguração do STIHL Markenwelt.