Waiblingen, 26/04/2022 | Comunicado de imprensa da empresa
No ano fiscal de 2021, o Grupo STIHL obteve um recorde de faturamento no valor de 5,06 bilhões de euros. Em comparação com o ano anterior, isso corresponde a um aumento de 10,4%. Sem os efeitos da taxa de câmbio, o crescimento do faturamento teria sido de 12,3%. O grupo empresarial, com sede em Waiblingen (Alemanha), obteve 90% do seu faturamento no exterior. "O ano de 2021 superou nossas expectativas. Não apenas atingimos um recorde de vendas e produção, mas, pela primeira vez em nossa história de 96 anos da empresa, ultrapassamos a marca de faturamento de 5 bilhões de euros – apesar das condições extremamente desafiadoras", ressaltou o Presidente do Conselho Executivo da STIHL, Michael Traub, na conferência de imprensa de balanço da empresa, em 26 de Abril de 2022. Embora as cadeias de fornecimento perturbadas em todo o mundo e os sérios gargalos de material, capacidade e pessoal tenham tornado o abastecimento do mercado consideravelmente mais difícil, a STIHL conseguiu produzir em alta velocidade graças ao planejamento preditivo e, assim, entregar os produtos da STIHL da melhor maneira possível aos clientes. "O fato de termos visto em 2021 não apenas um recorde de vendas e faturamento, mas também de produção, se deve a um extraordinário esforço de equipe e ao elevado nível de comprometimento e flexibilidade dos nossos colaboradores. Vocês tornaram o impossível possível", explicou o Presidente do Conselho Executivo. Um nível recorde também foi atingido no número de funcionários. No dia de referência 31 de dezembro de 2021, 20.094 pessoas trabalhavam no Grupo STIHL em todo o mundo, o que corresponde a um crescimento de 10,4% em comparação com o ano anterior.
A tendência de trabalhar cada vez mais no próprio jardim e na própria casa para criar um novo "oásis de bem-estar" e adquirir produtos de alta qualidade para a jardinagem continuou em 2021. Muitos clientes descobriram novas possibilidades nesta área, principalmente na Europa Ocidental e na América do Norte. Isso significa que produtos de alta qualidade e fáceis de usar, que ajudam a aumentar o bem-estar em seu próprio jardim e em sua própria casa, se tornaram muito populares. Além disso, diversas inovações em produtos e condições climáticas favoráveis contribuíram para um desenvolvimento positivo das vendas em todo o mundo. As vendas através do canal online também registraram um crescimento significativo. Tanto os produtos de consumo quanto os profissionais tiveram uma demanda maior em todas as regiões. No geral, a tendência dos equipamentos a bateria continuou no ano passado. Isso se aplica especialmente ao segmento de consumo nos países industrializados ocidentais. A demanda por equipamentos a bateria de alto desempenho também aumentou entre os profissionais. Ao mesmo tempo, a procura pelos produtos a gasolina da STIHL manteve-se, o que significa que as vendas neste segmento também ficaram acima do nível do ano anterior. "Os números deixam claro: ambos os tipos de acionamento continuam sendo relevantes para nossos clientes. Portanto, continuaremos investindo intensamente no futuro campo das baterias e expandindo o nosso portfólio de produtos, sem abrir mão nem um milímetro dos produtos a gasolina", explicou Michael Traub.
Em muitos mercados, a STIHL poderia ter vendido muito mais equipamentos se as cadeias de fornecimento estivessem intactas. Para atender à alta demanda mundial, a produção foi intensa em todas as unidades no mundo. O Presidente do Conselho Executivo da STIHL enfatizou: "Nós fazemos tudo o que for possível para garantir que nossos clientes recebam nossos produtos da melhor maneira possível. No entanto, considerando os eventos atuais, não é possível prever com segurança a disponibilidade dos nossos produtos. Os problemas causados pelas já tensas cadeias de fornecimento são agravados ainda mais pela guerra na Ucrânia."
Em 2021, o Grupo STIHL aumentou seus investimentos em 16,9%, passando a 331 milhões de euros. Destes, 91,8% foram destinados às unidades de produção internacionais. "No entanto, os efeitos da pandemia do coronavírus mostraram novamente a importância de cadeias flexíveis e resilientes de produção e logística. Para que futuramente a rede de fabricação internacional da STIHL fique ainda mais forte e para atender à alta demanda constante de produtos, investimos em nossas unidades de produção em todo o mundo um montante de três dígitos de milhões em 2021, para a aquisição adicional de máquinas e instalações", afirmou o Presidente do Conselho Executivo da STIHL. Os maiores investimentos foram para a fabricação de cilindros no Brasil, a fabricação de sabres nos EUA, a produção de correntes na Suíça, assim como a fabricação de virabrequins e plásticos na Alemanha. A operação foi ininterrupta em muitas unidades.
A STIHL registrou um aumento no faturamento e nas vendas no mercado alemão em 2021. A demanda foi alta, tanto entre os profissionais da silvicultura, da construção civil e da manutenção de jardins e paisagismo, quanto entre os usuários domésticos. Novamente, a tendência de passar mais tempo em casa e de investir no próprio jardim e no próprio lar continuou. A loja online da STIHL também registrou aumentos no mercado alemão. No ano passado, a forte demanda por produtos foi confrontada pela tensa situação de fornecimento, que se agravou novamente no primeiro trimestre deste ano devido à situação geopolítica, o que significa que os revendedores autorizados da STIHL e os seus clientes tiveram que esperar muito tempo pelos produtos encomendados em alguns casos.
A ANDREAS STIHL AG & Co. KG, a sede da empresa na Alemanha, conseguiu, em 2021, dar continuidade ao crescimento e obteve um recorde de faturamento de 1,59 bilhão de euros. Isso corresponde a um aumento no faturamento de 15,2% em comparação com o ano anterior. Em comparação com a data de referência do ano anterior, o número de colaboradores aumentou em 9,2% para 5.748 até 31/12/2021. Entre os funcionários, 4.094 trabalham em Waiblingen, 427 em Fellbach, 254 em Ludwigsburg, 896 em Weinsheim e 77 em Wiechs am Randen.
Em plena pandemia de coronavírus, a STIHL deu um exemplo especial e celebrou um novo contrato de trabalho e segurança de localização (Beschäftigungs- und Standortsicherungsvertrag – BuS) até 2025. Desta forma, a empresa familiar dá aos colaboradores e colaboradoras da sede uma garantia de emprego e assegura a promoção da formação inicial e continuada, bem como da especialização. Investimentos no valor de 200 milhões de euros em edifícios e máquinas também fazem parte do contrato. Michael Traub, Presidente do Conselho Executivo, reforça: "A STIHL está no meio de uma transformação de uma empresa de engenharia mecânica para uma empresa de mecatrônica e software. O contrato BuS é uma base importante para podermos implementar com sucesso alterações e novidades nos próximos anos." Para moldar ativamente a transformação, a empresa continua a investir na infraestrutura de TI concentrada na sede, bem como em pesquisa e desenvolvimento, e está trabalhando intensamente em temas futuros, como baterias, eletrônica, robótica, inteligência artificial e comércio eletrônico. Para isso, a sede da STIHL tem atualmente mais de 200 vagas de emprego abertas. A empresa está buscando, entre outros, especialistas em eletrotécnica, robótica, engenharia de software, mecatrônica, sistemas incorporados e informática.
"A STIHL foca nas pessoas", ressaltou Michael Traub. "Isso também se aplica ao desenvolvimento de nossos produtos, que alinhamos consistentemente às necessidades de nossos clientes. Por isso, fico muito contente em dizer que, desde o início de 2022, lançamos no mercado diversos novos produtos que facilitam o trabalho das pessoas na natureza." Outras inovações de produtos seguirão em breve.
O sistema de baterias AP da STIHL para profissionais, que hoje abrange mais de uma dúzia de aplicações diferentes com mais de 30 equipamentos, foi expandido com vários produtos.
No sistema de baterias AK da STIHL, projetado para aplicações domésticas e semiprofissionais, um novo equipamento é adicionado aos 12 já existentes. A motopoda a bateria STIHL HTA 50, disponível a partir de maio de 2022, permite a manutenção de árvores ornamentais e frutíferas em segurança a partir do chão, graças ao seu comprimento total de 280 centímetros. Ela vem equipada de série com a corrente de serra STIHL 1/4" PM3, que também é usada na motopoda STIHL para profissionais. Junto com o motor potente e silencioso, ela garante um avanço rápido no trabalho e um padrão de corte limpo. Dependendo do tipo de madeira, os galhos com um diâmetro de até 25 centímetros podem ser encurtados com precisão.
O sistema de baterias AS da STIHL, com o cortador de galhos STIHL GTA 26 e o podador de arbustos STIHL HSA 26 – ambos entre os produtos mais procurados – recebe reforço com o novo aspirador de mão a bateria STIHL SEA 20. O equipamento prático é um dos mais potentes aspiradores de mão da classe de 10,8 V. Ele convence na limpeza de pequenas áreas devido à sua força de aspiração e ao abrangente equipamento de série.
A STIHL também apresenta outros produtos no segmento de gasolina:
Pontualmente para a temporada de trabalhos no ambiente externo de 2022, a nova STIHL COLLECTION, apresentada na loja da marca, convida a trabalhar ao ar livre. Características típicas da nova coleção são cortes descontraídos, design funcional e cores terrosas e naturais – como os casacos de algodão inspirados na tendência de Workwear ou as camisetas descontraídas para adultos e crianças. Também são oferecidos outros produtos para as crianças: a nova motosserra de brinquedo, com aparência e sensação da inovadora STIHL MS 500i, reproduz todas as funções da motosserra "de adulto", desde a corrente móvel e intercambiável e o indicador de funcionamento LED até o novo design do sabre.
Depois que o calendário de 2020 do STIHL TIMBERSPORTS® foi condicionado pela pandemia e, em 2021, ainda ficou muito longe da normalidade, os eventos de destaque do corte de madeira esportivo terão finalmente arquibancadas lotadas em 2022 com o World Trophy e o Campeonato Mundial individual e em equipes. A temporada de competição internacional começa em 28 de maio de 2022, com o World Trophy e, no dia anterior, com o Campeonato Mundial de Rookies na Rathausplatz, em Viena, capital da Áustria. O fim da temporada acontecerá nos dias 28 e 29 de outubro de 2022, em Gotemburgo, na Suécia, onde um Campeonato Mundial de equipes com mais de 100 atletas está planejado novamente, pela primeira vez em dois anos. Outras competições internacionais em 2022 serão o European Trophy na França e o European Nations Cup na Suíça.