Waiblingen, 11/04/2022 | Comunicado de imprensa da empresa
Hans Peter Stihl comemorou seu 90º aniversário no dia 18 de abril de 2022. Com 36 anos na diretoria e 10 anos como Presidente do Conselho Consultivo e do Conselho de Administração da STIHL, ele deixou uma marca duradoura na empresa familiar. O sucesso do desenvolvimento do grupo empresarial STIHL deve-se em grande parte à sua influência empreendedora. Além disso, Hans Peter Stihl está profundamente ligado à história da Alemanha moderna graças à sua enorme dedicação a causas beneficentes e cargos honorários. Suas realizações extraordinárias e, em muitos aspectos, exemplares ao longo de sua vida serão comemoradas em junto com sua família em seu 90º aniversário. Hans Peter Stihl é até hoje o sócio geral responsável da STIHL Holding AG & Co. KG, além de Presidente de honra do Conselho Consultivo e do Conselho de Administração da STIHL.
Hans Peter Stihl ingressou na empresa de seu pai e fundador da empresa, Andreas Stihl, em 1960 e foi rapidamente encarregado do gerenciamento da fabricação e da construção. Com a morte de seu pai, em 1973, ele se tornou o único sócio geral responsável. Naquela época, a empresa empregava 2.500 pessoas e atingia um faturamento anual de 220 milhões de marcos alemães (DM). Sob sua liderança, a empresa familiar STIHL tornou-se um grupo empresarial internacional com unidades de produção na Alemanha, EUA, Brasil, Suíça, Áustria, China e Filipinas, com uma gama de produtos em constante crescimento. Em 2002, Hans Peter Stihl e os acionistas da família retiraram-se dos negócios operacionais da STIHL e um Conselho Executivo fora da família foi nomeado. Em 2020, o Grupo STIHL, com cerca de 18.200 funcionários, obteve um faturamento anual de 4,58 bilhões de euros. A STIHL comercializa seus produtos em 160 países através de uma rede mundial de 41 empresas de vendas e marketing próprias, 120 importadores independentes e cerca de 54.000 revendedores.
Hans Peter Stihl sempre sentiu uma obrigação especial para com os seus funcionários. "A oportunidade de participação econômica sob a forma de direitos de participação nos lucros da empresa, a distribuição de bônus de desempenho anuais e planos de aposentadoria da empresa têm uma longa tradição em nossa empresa familiar", diz Stihl, e enfatiza: "As boas relações pessoais dentro da empresa também são muito importantes para mim e são tradicionalmente cultivadas." Colaboradores que estão na empresa há 25, 40 ou 50 anos comemoram os anos de serviço com seus familiares, supervisores, colegas, a diretoria e a família Stihl. Há também festas tradicionais de funcionários, aniversários de empresas e comemorações de aposentadoria. A filosofia empresarial de Hans Peter Stihl ainda tem impacto até hoje: durante a pandemia, a empresa ofereceu não só aos funcionários, mas também aos seus familiares e ao público, possibilidades de vacinação e acesso a infraestrutura médica financiada pela própria empresa.
Além de suas atividades empresariais, Hans Peter Stihl sempre foi muito ativo em cargos honorários. De 1988 a 2001, ele foi Presidente da Associação Alemã da Indústria e do Comércio (DIHT). Enquanto defensor fervoroso da economia social de mercado, ele considera a política regulamentar como o princípio orientador para a ação da política econômica. Stihl se empenhou para trabalhar na redução dos subsídios, na reforma do sistema tributário e no seguro social demograficamente comprovado. Durante seu mandato na DIHK, Hans Peter Stihl defendeu uma forte independência da economia e, após a queda da Cortina de Ferro, expandiu consideravelmente a rede global de Câmaras de Comércio (AHKs).
Desde que deixou os cargos de liderança em fevereiro de 2001, Hans Peter Stihl foi nomeado presidente honorário da Associação das Câmaras de Indústria e Comércio Alemãs (DIHK) e da Região IHK Stuttgart, da qual foi presidente de 1989 a 2001. De 1973 a 1988, ele foi membro da diretoria da Associação da Indústria Metalúrgica de Baden-Württemberg (VMI), sendo nos últimos oito anos o presidente. Paralelamente, ele também foi vice-presidente das Associações Alemãs de Empregadores da Indústria Metalúrgica e Elétrica (Gesamtmetall). Até 2019, Hans Peter Stihl representou a República de Cingapura na sede da empresa em Waiblingen como Cônsul Geral Honorário em Baden-Württemberg, Hessen, Renânia-Palatinado e Sarre.
Além de seus compromissos empresariais e honorários, Hans Peter Stihl também atuou em vários conselhos de administração e consultivos. Ele foi, por exemplo, membro do conselho de administração da IBM Deutschland GmbH, Südwestbank AG e da IKB Industriebank AG. De junho de 1995 a meados de 2006, Stihl foi sócio da Robert Bosch Industrietreuhand KG, em Stuttgart. De 1995 a 1997, foi o segundo vice-presidente do Conselho Executivo da Landesgirokasse, em Stuttgart, depois de ter exercido anteriormente o cargo de presidente do conselho de administração por 8 anos. De 1988 a 2003, foi membro do conselho consultivo conjunto das empresas Allianz, em Munique, e membro do grupo de consultores do Deutsche Bank, em Frankfurt am Main.
Em 1982, Hans Peter Stihl recebeu a Cruz de 1ª Classe da Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha. Em 1992, recebeu a Grã-Cruz do Mérito e, em 2002, a Grã-Cruz do Mérito com Estrela. Stihl recebeu também a Grande Condecoração de Honra em Ouro com a Estrela da República da Áustria. Em 1997, recebeu da IHK Stuttgart o Prêmio Merkur, enquanto o Fórum da Região de Stuttgart lhe concedeu o "Regionauta" pelos serviços prestados à região de Stuttgart, em 2001. Em 2003, ele recebeu o Prêmio Hanns Martin Schleyer por seu empenho em consolidar e promover os fundamentos para uma comunidade livre. Em 11 de novembro de 2009, ele recebeu, juntamente com sua irmã Eva Mayr-Stihl, o "Prêmio de Economia Social de Mercado", da Fundação Konrad Adenauer na Paulskirche de Frankfurt. Em 2012, ele recebeu a Medalha Diesel pelo melhor desempenho de inovação em nome de toda a equipe de desenvolvimento da STIHL e também por seu próprio trabalho. Seus prêmios mais recentes incluem a Medalha Reinhold Maier, em 2018, por seus serviços ao liberalismo e o Prêmio Aachen de Engenharia, recebido da Universidade RWTH Aachen, em 2019, por sua "conquista empreendedora ao longo da vida que combina inovação de engenharia com sucesso econômico e compromisso social de longo prazo."
Mesmo com 90 anos de idade, Hans Peter Stihl ainda mantém uma presença na sede da empresa em Waiblingen, acompanhando atentamente o desenvolvimento de negócios globais e o desenvolvimento de novos produtos. A visita anual do departamento de desenvolvimento florestal não acontece sem ele, que também testa novos produtos. Nas unidades da STIHL em todo o mundo, o aniversariante é um convidado bem-vindo, sendo sua experiência apreciada para além do mundo STIHL. Este ano, por exemplo, Hans Peter Stihl participou da Assembleia Federal na Paul-Löbe-Haus de Berlim para eleger o Presidente Federal da Alemanha.
Para Hans Peter Stihl, é extremamente importante que a STIHL continue sendo uma empresa de propriedade dos descendentes do fundador: "Em nossa indústria atual, a STIHL tem a característica única de ter permanecido nas mãos da nossa família desde a fundação, 96 anos atrás. E continuaremos sendo uma empresa familiar. Isso nos dá força considerável e nos permite buscar estratégias de longo prazo." Junto com sua família, Hans Peter Stihl comemora seu aniversário na segunda-feira de Páscoa deste ano.