Waiblingen, 27/04/2021 | Comunicado de imprensa da empresa
No ano fiscal de 2020, o Grupo STIHL registrou um faturamento de 4,58 bilhões de euros. Isso corresponde a um crescimento de 16,5% em comparação com o ano anterior (2019: 3,93 bilhões de euros). A participação do mercado internacional no faturamento é de 90%. Sem as influências cambiais, o crescimento do faturamento teria sido de 20,8%. O desenvolvimento positivo dos negócios resultou em um crescimento de 9% na força de trabalho, passando para 18.200 colaboradoras e colaboradores em todo o mundo (data de referência: 31 de dezembro de 2020). Com uma taxa de capital próprio de 69,6%, a estrutura de capital do grupo empresarial continua sendo muito sólida. Os investimentos continuam sendo financiados pelos fundos líquidos da própria empresa. Assim como nos anos anteriores, os investimentos foram significativamente mais elevados do que as depreciações. Para 2021, a STIHL espera um crescimento adicional no faturamento e nas vendas – também graças a uma variedade de novos produtos.
O Grupo STIHL teve um aumento no faturamento e nas vendas em quase todos os mercados em 2020. A empresa registrou as maiores taxas percentuais de crescimento no segmento de baterias. A participação das baterias nas vendas totais é agora de 17% – e a tendência é aumentar. Um elevado crescimento de vendas também foi observado no segmento de equipamentos a gasolina – em quantidades, o crescimento foi até maior do que no segmento de baterias. Especialmente na América do Norte, a demanda por equipamentos a gasolina se desenvolveu positivamente. "No início da pandemia do coronavírus, apesar das previsões pessimistas, decidimos continuar produzindo em um alto nível e respeitando os mais altos padrões de controle de infecção, a fim de atender nossos clientes. Registramos fortes perdas durante os meses de março e abril de 2020, em que muitos distribuidores também tiveram que fechar temporariamente seus negócios devido ao coronavírus. No entanto, a partir de maio, a demanda por produtos STIHL aumentou significativamente, de modo que as perdas iniciais foram compensadas rapidamente", disse o Dr. Bertram Kandziora na conferência de imprensa de balanço da empresa. Especialmente os novos produtos lançados levaram a um forte crescimento das vendas. Os mais populares foram, entre outros, o cortador de galhos STIHL GTA 26 para a manutenção de jardins, assim como o podador de cercas vivas a bateria STIHL HLA 66 e a motosserra a gasolina STIHL MS 400 C-M – ambos para uso profissional. Assim, a demanda por produtos da STIHL era grande não apenas entre os clientes privados, mas também entre usuários profissionais, como jardineiros e paisagistas, agricultores e silvicultores ou empresas de manutenção de estradas, que podiam continuar trabalhando apesar das restrições da pandemia. O "efeito do casulo" também teve um efeito positivo. No último ano, muitos clientes passaram muito mais tempo em casa e cuidaram mais do jardim. Além disso, o tempo esteve muito bom na primavera, o que também fez aumentar a procura por equipamentos de jardinagem da STIHL.
"A proteção eficaz da saúde, a segurança proativa das cadeias de fornecimento e a continuação da produção em alto nível foram pilares centrais da nossa estratégia no ano passado. Como uma empresa familiar, temos uma grande responsabilidade com nossos colaboradores, revendedores e clientes. Por isso, desenvolvemos e implementamos medidas diversificadas em diferentes áreas da empresa desde cedo", ressalta o Presidente do Conselho Executivo da STIHL. A maior prioridade foi um conceito de higiene eficaz, que foi implementado em estreita coordenação com as autoridades responsáveis, a fim de proteger a saúde dos colaboradores. Ao mesmo tempo, a empresa entregava ou fazia com que os fornecedores entregassem, antes do prazo, todos os estoques de peças disponíveis nas fábricas às montadoras. Dr. Kandziora: "Aqui nos beneficiamos tanto das vantagens da nossa própria rede de fabricação quanto da nossa parceria com nossos fornecedores. No entanto, ainda assim tivemos que adaptar os planos de montagem de maneira flexível." Os distribuidores da STIHL apoiaram a empresa, entre outras coisas, estendendo os prazos de pagamento. Através de um planejamento abrangente e preditivo da logística de produção e vendas, a STIHL conseguiu manter as cadeias de fornecimento funcionando amplamente e, assim, atender à alta demanda dos clientes. "No entanto, também tivemos entregas atrasadas nos produtos com demanda particularmente alta", acrescentou o Dr. Kandziora.
A STIHL obteve um aumento significativo no faturamento e nas vendas no mercado alemão em 2020 e, pela primeira vez, conseguiu ultrapassar a marca de vendas de 400 milhões de euros. O efeito de casulo também foi perceptível na Alemanha. Mais tempo e poder de compra foram investidos na própria casa e no jardim. No entanto, a forte demanda combinada com os gargalos simultâneos nas cadeias de fornecimento levaram a alguns desafios e a uma situação tensa de fornecimento. Este desenvolvimento continuou durante o primeiro trimestre de 2021. Por isso, em alguns casos os clientes tiverem que esperar por produtos encomendados.
A central de distribuição da STIHL na Alemanha, em Dieburg, conseguiu continuar ininterruptamente suas operações no período da pandemia. Por um lado, a central de distribuição funciona virtualmente em home office e, por outro lado, a logística e áreas relevantes operam no local. Eventos para revendedores – como, por exemplo, o STIHL Treff – e treinamentos são oferecidos em formatos digitais, garantindo a troca de conhecimentos entre os revendedores. O novo depósito de mercadorias entrará em operação dentro do prazo previsto na primavera e a logística será ainda mais eficiente.
A loja online própria STIHL www.stihl.de foi lançada com sucesso no mercado alemão, em março de 2020. Através da loja, os clientes podem encomendar equipamentos STIHL online e recebê-los diretamente em casa. Com a oferta de e-commerce, a empresa fortalece também o comércio especializado de prestação de serviços, pois a cada compra na loja online STIHL, o cliente é recomendado a um revendedor especializado próximo que, como sempre, age como pessoa de contato no local, oferecendo aconselhamento e atendimento profissional. Pela prestação destes serviços, o revendedor local recebe uma compensação da STIHL por cada compra online. Assim, a empresa está fortalecendo os negócios de e-commerce e expandindo a loja online gradualmente a nível internacional. Após a introdução na França no outono passado, este ano seguem a Espanha, Portugal, Benelux, Itália, Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália.
A ANDREAS STIHL AG & Co. KG, a sede alemã do grupo empresarial, atingiu um recorde de faturamento de 1,38 bilhões de euros em 2020. Isso corresponde a um crescimento de 14,3% em comparação com o ano anterior (2019: 1,21 bilhões de euros). Com 89,2%, a taxa de exportação continua a um nível elevado. O quadro de funcionários cresceu em 3,4% para 5.262 colaboradores e colaboradoras. No dia de referência 31 de dezembro de 2020, um total de 3.777 pessoas trabalhava em Waiblingen, 235 em Ludwigsburg, 386 em Fellbach, 797 em Weinsheim, e 67 em Wiechs am Randen. O Presidente do Conselho Executivo da STIHL enfatizou: "No ano passado, nossos colaboradores demonstraram um alto nível de comprometimento e flexibilidade. Para poder atender à alta demanda por equipamentos STIHL, foi necessário um engajamento extraordinário – incluindo turnos extras e trabalho aos domingos. Agradeço a todos os envolvidos pelo excelente trabalho e dedicação pessoal." Como forma de agradecimento por este forte comprometimento, a STIHL deu aos funcionários da sede uma participação no sucesso da empresa como bônus no valor de 69% do salário mensal. Além disso, um bônus foi pago no ano passado pela pandemia do coronavírus. O volume de investimentos na sede continua em um nível elevado com 155 milhões de euros. Grande parte dos investimentos é destinada a projetos de construção, como o complexo de edifícios do STIHL Markenwelt, edifícios administrativos e uma cantina na sede, na Badstraße em Waiblingen, a creche Mia Stihl em Waiblingen, além da expansão da logística em Waiblingen-Neustadt com escritórios para as áreas de produção e gerenciamento de materiais. O investimento também foi intensificado em pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura de TI e tecnologia de fabricação.
"No ano passado, conseguimos fortalecer nossa posição de liderança nos mercados mundiais. Este ano também temos que enfrentar desafios na cadeia de fornecimento e no fluxo de materiais. Além disso, é importante que o Grupo STIHL esteja preparado para o médio e longo prazo. Isso porque nosso setor está passando por uma grande transformação – impulsionada pela crescente digitalização e descarbonização. Vemos uma pressão competitiva crescente no segmento de baterias com as mudanças nas necessidades dos clientes e novas informações e canais de vendas", explicou o Presidente do Conselho Executivo da STIHL. Para moldar esta transformação, a empresa implementou uma série de projetos. Assim, as futuras exigências do mercado e dos clientes serão colocadas ainda mais em foco. "O Grupo STIHL também terá força para crescer no médio e longo prazo. Estou otimista também quanto ao ano fiscal atual de 2021 e espero um aumento no faturamento e nas vendas", disse o Dr. Kandziora.
"A STIHL está ligada à natureza desde a fundação da empresa. As raízes da nossa empresa estão na silvicultura, e nossos produtos podem ajudar a usar, cuidar e preservar o meio ambiente de forma responsável", explicou o Presidente do Conselho Executivo da STIHL. A STIHL está comprometida com a meta do Acordo Climático de Paris de limitar o aquecimento global a menos de dois graus Celsius. Um componente da estratégia climática da STIHL é que a STIHL já atingiu a neutralidade climática na Alemanha desde 2021. Em 2022 seguem as unidades de produção em todo o mundo, e as empresas de vendas internacionais até 2028, o mais tardar. O foco está nas emissões diretas e indiretas de CO₂ que podem ser influenciadas diretamente (Escopo 1 e 2 conforme o protocolo Greenhouse Gas). Assim, o consumo total de energia elétrica na Alemanha é atendido pela compra de eletricidade 100% verde. A STIHL compensa as emissões de CO₂ que não podem ser evitadas a curto prazo, apoiando projetos internacionais de proteção climática que são certificados com o selo de qualidade independente e reconhecido internacionalmente, o "Gold Standard". No longo prazo, as emissões continuarão a ser reduzidas através de medidas de eficiência energética sustentáveis. Além disso, a geração própria de energia verde será expandida para reduzir continuamente a quantidade de compensação de CO₂.
Inovações de produtos que foram ou serão introduzidos desde o final de 2020 e no primeiro semestre de 2021:
A tempo para o início da temporada de jardinagem de 2021 também foram disponibilizadas na loja STIHL a nova coleção e uma seleção de acessórios de alta qualidade. E para os pequenos entusiastas também temos os equipamentos adequados, como por exemplo o soprador de brinquedo a bateria ou a roçadeira de brinquedo a bateria com os respectivos acessórios.
Os eventos esportivos estão passando por momentos difíceis – mas a STIHL TIMBERSPORTS® Series teve uma temporada de sucesso em 2020, com formatos alternativos e horários flexíveis. E o mesmo está planejado para 2021. O European Trophy deve ser realizado em 31 de julho de 2021 em Munique, assim como o campeonato europeu de rookies. Em 21 de agosto de 2021, será realizado o campeonato alemão em Gelsenkirchen. E o grande final da temporada ocorrerá em 2 de outubro de 2021, no Motorworld em Munique: o campeonato mundial individual 2021. Em 2021, o campeonato mundial de equipes não será realizado devido à pandemia de coronavírus. Alterações no calendário de competições TIMBERSPORTS® não podem ser descartadas, devido à pandemia. Para a nova temporada, o STIHL TIMBERSPORTS® também conta com parceiros fortes: a LIEBHERR continua como patrocinador por mais três anos e, além disso, a Ford entra para a STIHL TIMBERSPORTS® Series em 2021.