Waiblingen, 15/09/2021 | Comunicado de imprensa da empresa
O Grupo STIHL continuou a sua trajetória de crescimento desde o último ano fiscal e registrou vendas de 3,51 bilhões de euros entre janeiro e agosto de 2021. Isso corresponde a um crescimento de 11,7% em comparação com período do ano anterior. O aumento das vendas ajustado à taxa de câmbio é de 15,4%. No dia 31 de agosto de 2021, 19.523 funcionários trabalhavam em todo o mundo para o Grupo STIHL, 7,3% a mais do que no final de 2020. "Estamos bem acima dos números do ano anterior e acima do planejado em termos de vendas e faturamento para todos os grupos de produtos. O alto nível de comprometimento, a flexibilidade da nossa força de trabalho e o planejamento voltado para o futuro na produção, vendas e logística tornaram isso possível – ainda que a escassez de matérias-primas, a falta de capacidade de produção nos fornecedores e na STIHL e as capacidades limitadas de transporte tenham levado a interrupções significativas nas cadeias de fornecimento. Sem esses gargalos, teríamos sido capazes de produzir e vender ainda mais produtos", explicou o Presidente do Conselho Executivo da STIHL, Dr. Bertram Kandziora, durante a conferência de imprensa da empresa, que foi realizada durante o Dia Internacional da Mídia na STIHL, em 15 de setembro. Dr. Kandziora demonstra otimismo para o resto do ano fiscal: "A demanda pelos produtos da STIHL continua elevada. Produzimos em alto nível em todo o mundo para podermos atender aos nossos clientes."
Em comparação com o mesmo período do ano passado, a STIHL registrou crescimento nas vendas em todos os continentes. "Seja para profissionais de silvicultura, manutenção de jardins e paisagismo, serviços municipais e em estradas ou usuários domésticos, que passaram a trabalhar cada vez mais com o próprio jardim e o próprio lar durante a pandemia: os produtos da STIHL facilitam o trabalho das pessoas na natureza. A alta demanda constante por nossos equipamentos desde meados do ano passado confirma que nós atendemos às necessidades de nossos clientes com nosso portfólio de produtos", disse o Presidente do Conselho Executivo da STIHL. Os produtos mais populares foram, entre outros, o robô cortador de grama STIHL iMOW, o cortador de galhos a bateria STIHL GTA 26, motosserras a gasolina e roçadeiras a gasolina para usuários por hobby, bem como os novos produtos a bateria para profissionais lançados no primeiro semestre de 2021. Entre eles estão, por exemplo, o podador de cercas vivas a bateria STIHL HLA 135 e a roçadeira a bateria STIHL FSA 135. Dr. Kandziora: "Também observamos uma forte tendência para equipamentos a bateria neste ano. É muito satisfatório podermos relatar também um crescimento percentual de dois dígitos nas vendas de produtos a gasolina e de acionamento elétrico. Este desenvolvimento demonstra: a STIHL continua forte no segmento de gasolina, mas está se tornando um participante cada vez mais forte no mercado de baterias."
No entanto, a alta demanda contínua por produtos STIHL também leva a grandes desafios. Assim, a empresa continua tendo dificuldades com cadeias de fornecimento perturbadas em todo o mundo e gargalos significativos no fornecimento de matérias-primas e componentes. Isso diz respeito, por exemplo, ao aço, granulado de plástico e componentes eletrônicos. "Infelizmente, devido a esses fatores externos, não conseguimos atender completamente à demanda por equipamentos STIHL em todos os lugares. Atualmente, a produção está funcionando a todo vapor em todo o mundo para compensar os atrasos que surgiram e para poder atender melhor aos nossos clientes", informou o Dr. Kandziora. "Todos os colaboradores e todas as colaboradoras prestam uma importante contribuição para que possamos enfrentar esses enormes desafios – com grande flexibilidade, turnos especiais e muito esforço pessoal. Atualmente, atingimos recordes de produção, logística e vendas. O sucesso no desenvolvimento dos nossos negócios só é possível graças ao enorme comprometimento da nossa força de trabalho", disse o Presidente do Conselho Executivo da STIHL elogiando os funcionários da empresa familiar.
No mercado alemão, a STIHL registrou até agosto de 2021 um faturamento que, mais uma vez, está significativamente acima do forte nível do ano anterior. A forte demanda contínua por produtos para a casa e o jardim, resultante principalmente do "efeito do casulo", contribui para o desenvolvimento positivo nas vendas. No entanto, a situação de fornecimento continua tensa na Alemanha devido à elevada demanda por produtos, aos gargalos no fornecimento de matérias-primas e componentes, bem como à escassez de capacidades de carga, fazendo com que parceiros revendedores e clientes às vezes tenham que esperar pelos produtos encomendados.
Em 9 de julho de 2021, o novo depósito de mercadorias foi inaugurado e oficialmente colocado em operação na central de distribuição da STIHL, em Dieburg. O volume de investimentos chega a cerca de 26 milhões de euros. Com a nova construção, a empresa aumenta a eficiência logística, estabelecendo assim a base para um crescimento futuro no mercado alemão.
A sede alemã, ANDREAS STIHL AG & Co. KG, atingiu, entre janeiro e agosto de 2021, um faturamento de 1,03 bilhão de euros, ficando 15,9% acima do mesmo período do ano anterior. "Estas são taxas de aumento consideráveis porque, devido aos gargalos de fornecimento, também estamos tendo dificuldades consideráveis nas fábricas da sede do Grupo STIHL para obter produtos, materiais e componentes preliminares suficientes para nossa produção", explicou o Dr. Kandziora. A alta demanda contínua por e-bikes também gera um desenvolvimento positivo dos negócios. "Em nossa fábrica de fundição de magnésio sob pressão da STIHL, em Weinsheim, também fabricamos peças de carcaça para acionamentos de e-bikes, o que nos permite fornecer para empresas no setor de bicicletas. A tendência das e-bikes continua aumentando rapidamente, motivo pelo qual podemos continuar contando com um aumento no volume de encomendas para os próximos anos", disse o Presidente do Conselho Executivo da STIHL.
Devido ao crescimento satisfatório, o número de funcionários na sede aumentou desde o final de dezembro de 2020, em 8% para 5.684 colaboradores até o dia de referência 31 de agosto de 2021. Os funcionários estão divididos da seguinte maneira: 4.009 em Waiblingen, 416 em Fellbach, 257 em Ludwigsburg, 924 em Weinsheim e 78 em Wiechs am Randen. Atualmente ainda há cerca de 100 vagas abertas na sede, sendo uma grande parte no setor de pesquisa e desenvolvimento. Dr. Bertram Kandziora: "A tendência contínua por produtos a bateria e tecnologias digitais, produtos conectados e inteligentes e comércio online também está se tornando cada vez mais importante para nós. A STIHL está no meio de uma transformação, e estamos nos preparando para o futuro. Um importante componente para isso é a expansão das nossas capacidades para tecnologias do futuro em Waiblingen." A empresa está procurando principalmente especialistas nas áreas de bateria, eletrônica, digitalização, desenvolvimento de software, robótica, Internet of Things (IoT) e comércio eletrônico.
A sede da STIHL em Waiblingen está sendo modernizada e expandida. O principal projeto para o futuro conjunto de edifícios é o STIHL Markenwelt. Ele será inaugurado no início de 2023 e deverá explorar a história da empresa e dos produtos em três níveis, além de fornecer aos visitantes uma plataforma de conhecimento sobre os temas floresta e silvicultura. Norbert Pick, Diretor de Marketing e Vendas na STIHL, apresentou a nova construção no Dia da Mídia Internacional em um tour virtual, e enfatizou: "Todas as áreas do nosso novo mundo da marca permitem que nossos clientes, fãs e todos os interessados vivenciem a marca STIHL de uma maneira informativa e divertida. Estou convencido de que isso fortalecerá a ligação com a marca STIHL".
No Dia da Mídia Internacional, a STIHL apresentou inovações e novos produtos que facilitam o trabalho de clientes profissionais e domésticos na natureza. Só no segmento de baterias, a empresa apresentou 10 novos produtos.
Outros destaques dos produtos a bateria para profissionais são:
Para os usuários domésticos, os seguintes produtos a bateria no setor de consumo serão lançados no mercado:
Também no segmento das motosserras a gasolina, a STIHL reforça sua posição de liderança tecnológica. Com o sistema de corte Hexa da STIHL, a empresa lança uma novidade mundial no mercado, que consiste na corrente de serra Rapid Hexa de 3/8" para serras profissionais, assim como a lima Hexa para uma afiação rápida e precisa das correntes. A potência de corte da nova corrente é até 10% maior em comparação com uma Rapid Super de 3/8". Além disso, a gama é ampliada com a motosserra a gasolina de entrada STIHL MS 162 para usuários domésticos, que convence pela sua facilidade de operação, fácil manuseio e uma relação custo/benefício atraente.
A STIHL também apresenta novidades em soluções digitais:
A gama de produtos da loja da marca STIHL também será ampliada. A motosserra de brinquedo STIHL, uma das motosserras mais vendidas da STIHL, será lançada em uma nova versão em 2022. Com a aparência e a sensação da inovadora motosserra a gasolina STIHL MS 500i, ela representa de forma lúdica todas as funções dos equipamentos "grandes", começando pela corrente móvel e intercambiável, o indicador de funcionamento LED, até o novo design do sabre. Além disso, a loja da marca presta uma homenagem à natureza e à vivência junto a ela com o vestuário da STIHL COLLECTION 2022.
O Campeonato Mundial individual, realizado em 2 de outubro de 2021, marca o final da temporada do STIHL TIMBERSPORTS®. Os melhores lenhadores esportivos do mundo se reúnem em Munique para lutar pelo título mais importante da série de esportes extremos com machado e motosserra. Além dos quatro campeões das nações estrangeiras Austrália, Nova Zelândia, Canadá e EUA, também são esperados os oito melhores campeões nacionais da Europa. "Devido à pandemia, o público ainda precisa ser dispensado, assim como a espetacular competição em equipe. Esperamos que isso volte a mudar na Copa do Mundo em outubro de 2022, em Gotemburgo, na Suécia", disse o Dr. Kandziora.