Waiblingen, 17/09/2019 | Comunicado de imprensa da empresa
O Grupo STIHL atingiu um faturamento de 2,8 bilhões de euros entre janeiro e agosto de 2019. Isso corresponde a um crescimento de 6,1% em comparação com período do ano anterior. Sem considerar os efeitos da taxa de câmbio, o aumento teria sido de 4,8%. "O crescimento se deve principalmente à maior demanda por produtos com preços mais elevados. O volume de vendas total se desenvolveu de maneira menos dinâmica. No entanto, conseguimos continuar a ganhar participação de mercado no segmento de gasolina", disse o Presidente do Conselho Executivo da STIHL, Dr. Bertram Kandziora, na conferência de imprensa da empresa, no dia 17 de setembro.
As vendas tiveram um aumento de dois dígitos nos equipamentos a bateria, no entanto, a demanda por produtos a gasolina teve uma leve queda. "Ao mesmo tempo em que estamos acelerando na fabricação dos produtos a bateria, não deixamos de lado de forma alguma os equipamentos a gasolina", enfatizou o Dr. Bertram Kandziora. As condições climáticas desfavoráveis do ano passado em algumas regiões-chave, com forte calor e pouca chuva, assim como as difíceis condições econômicas globais e as barreiras comerciais, atrapalharam os negócios. "Muitos revendedores ainda tinham os armazéns cheios do ano anterior. Assim, os pedidos este ano foram bastante contidos", disse o Presidente do Conselho Executivo.
"No total, tivemos apenas um ligeiro aumento nas vendas em todo o mundo durante o primeiro semestre, devido às condições desafiadoras. O enfraquecimento da economia global, o aumento das barreiras comerciais e as regulamentações ainda pouco claras do Brexit não são exatamente favoráveis para os nossos negócios. No entanto, existem diferenças entre os mercados individuais", disse o Dr. Kandziora. Observamos um desenvolvimento positivo na Europa Ocidental e Oriental, com exceção da Rússia. Especialmente o volume de vendas dos produtos a bateria, mas também dos produtos a gasolina, contribuiu para esse desenvolvimento. A queda nas vendas na Rússia se deve principalmente aos grandes estoques do ano anterior nos armazéns. O motivo para isso foi um verão seco em 2018. Além disso, o poder de compra continua fraco. O mercado norte-americano está ligeiramente acima do nível do ano anterior em vendas. A África é um mercado em crescimento com perspectiva de longo prazo para o Grupo STIHL – no entanto, ainda se encontra num nível absoluto muito baixo. Na América Latina, a empresa continuará a reforçar as atividades de vendas. Em 2020, a STIHL inaugura uma empresa de vendas própria no Peru. No dia de referência 31 de agosto de 2019, 16.823 funcionários trabalhavam na STIHL.
Apesar dos efeitos da seca de 2018, nos primeiros oito meses deste ano, a STIHL registrou vendas acima do nível do ano anterior no mercado alemão. "O crescimento das vendas de equipamentos a bateria e a gasolina é muito positivo. Também foi possível aumentar as vendas dos robôs cortadores de grama iMOW e das lavadoras de alta pressão da STIHL. Estamos confiantes de que continuaremos a crescer com o clima favorável e campanhas atraentes durante o outono", disse o Dr. Kandziora. O fornecimento para o mercado alemão é realizado pela empresa de vendas da STIHL em Dieburg (Hesse), que comemorou 50 anos de existência em agosto. A empresa cresceu muito nos últimos anos. Assim, as vendas da STIHL Dieburg aumentaram em 60% desde a última expansão da logística em 2009. Devido ao crescimento contínuo e às crescentes exigências do mercado alemão, a STIHL investiu mais de 25 milhões de euros na ampliação da unidade e trabalha na construção de um novo edifício de logística, que deverá entrar em operação no final de 2020.
O faturamento da sede alemã da ANDREAS STIHL AG & Co. KG, aumentou 2% para 816 milhões de euros. O número de funcionários aumentou em 1,5%. Na data de referência 31 de agosto de 2019, o quadro de funcionários contava com 5.032 colaboradores e colaboradoras. Entre eles, 3.564 trabalhavam em Waiblingen, 381 em Fellbach, 258 em Ludwigsburg, 757 em Weinsheim e 72 em Wiechs am Randen. "Nossos colaboradores e colaboradoras são a base para o sucesso da empresa. Por isso, investimos fortemente em benefícios sociais voluntários para a nossa força de trabalho e na formação inicial e continuada na matriz", disse o Dr. Kandziora. Em 2019, a empresa aumentou o número de aprendizes de 187 para 210. Além disso, a STIHL ampliou a oferta de formação em modelo dual com as novas disciplinas de informática e Digital Business Management.
Em termos de perspectivas de negócios, o Dr. Kandziora resume: "No nosso planejamento estratégico, prevemos um crescimento contínuo a longo prazo. No entanto, devido ao aumento da concorrência, ao enfraquecimento da economia global e aos conflitos comerciais globais, somos otimistas com cautela, especialmente para o curto prazo." Na unidade da Alemanha, a STIHL está buscando especialistas nas áreas de engenharia elétrica/comunicações, informática técnica, desenvolvimento de software/hardware, desenvolvimento elétrico e de baterias, desenvolvimento de produtos e TI. Atualmente, a sede tem cerca de 350 vagas abertas. Na área direta, a empresa não espera mais novas contratações na Alemanha neste ano.
A transformação digital, a crescente importância dos produtos a bateria e as novas exigências dos clientes no comércio online são temas atuais relevantes para muitas empresas. O setor de equipamentos motorizados para jardinagem e silvicultura também está mudando. Dr. Kandziora: "Estamos nos preparando para a transformação com altos investimentos na formação inicial e continuada de nossos funcionários, assim como na tecnologia de bateria, eletrônica e robótica. Vamos continuar desenvolvendo e otimizando esta estratégia." Além disso, a STIHL planejou diversas medidas na política de vendas e produtos. Por exemplo, no início do próximo ano, a empresa oferecerá para seus clientes uma prática loja online no site www.stihl.de para a encomenda de produtos no mercado da Alemanha. Os revendedores autorizados continuarão sendo o contato do cliente, oferecendo consultoria, instruções e serviços. "Além disso, vamos continuar otimizando os produtos, processos e serviços da STIHL para enfrentar os desafios das mudanças nas condições gerais", anunciou o Presidente do Conselho Executivo da STIHL.
"Para melhor atender às diversas necessidades de nossos clientes, continuamos apostando em um portfólio misto de produtos a gasolina e equipamentos a bateria", explicou o Dr. Kandziora. "Ao mesmo tempo em que estamos acelerando na fabricação dos produtos a bateria, não deixamos de lado de forma alguma os equipamentos a gasolina." No contexto da conferência de imprensa da STIHL, diversas inovações de produtos foram apresentadas no Dia da Mídia Internacional da STIHL:
"A STIHL está entre as marcas que entusiasmam pessoas em todo o mundo e despertam emoções. Para intensificar esse vínculo, a STIHL criou a nova loja da marca", explica o Presidente do Conselho Executivo da STIHL. Com sete coleções – Heritage, Home, Urban, Wild Kids, Nature, Timbersports-Fan e STIHL-Fan – clientes e fãs podem encontrar na loja materiais têxteis, brinquedos de madeira, modelos históricos e peças de colecionador. No geral, todos os artigos não são produtos prontos para uso, mas são fabricados especialmente para a loja da marca STIHL. Os artigos podem ser encontrados com revendedores autorizados e online, entre outros, em www.stihl-markenshop.de. Anteriormente disponível apenas na Alemanha e na Áustria, a oferta online agora está sendo ampliada para outros países.
Nos dias 1 e 2 de novembro, a elite mundial da STIHL TIMBERSPORTS® Series se reunirá na capital da República Tcheca, Praga, para decidir os vencedores de 2019 na final de temporada internacional da série de esportes extremos. Os atuais campeões mundiais individuais e por equipe da Austrália lutarão para confirmar sua posição no topo e defendê-la contra a forte concorrência da Europa e do exterior. Pela primeira vez, a capital Praga sediará o Campeonato Mundial STIHL TIMBERSPORTS® 2019 e oferecerá um local excepcional para a competição no imponente e histórico Palácio Industrial.