Waiblingen, 18/09/2018 | Comunicado de imprensa da empresa
"Apesar das condições climáticas desfavoráveis e do euro forte, o volume de vendas do Grupo STIHL está um pouco acima do nível do ano anterior", explicou o Presidente do Conselho Executivo da STIHL, Dr. Bertram Kandziora, na conferência de imprensa da empresa, no dia 18 de setembro. Os produtos a gasolina contribuíram positivamente para isso. "Isso mostra que nossos produtos tradicionais com motor a gasolina são um pilar importante e assim permanecerão a longo prazo", destacou o Dr. Kandziora. Mas os equipamentos de jardinagem, principalmente os cortadores de grama a bateria, também tiveram um desempenho acima da média. De janeiro a agosto de 2018, a empresa teve um faturamento de 2,65 bilhões de euros. Isso representa uma leve queda de 1,7%. Se os efeitos da taxa de câmbio tivessem permanecido inalterados, o sucesso das vendas teria atingido um aumento de 4,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, a conversão de moedas nos mercados mundiais que são importantes para a STIHL – especialmente nos EUA, mas também no Brasil – resulta em vendas menores devido ao euro relativamente forte. Além disso, as curtas temporadas de cultivo, especialmente na Europa Ocidental e Central e na América do Norte, reduziram o crescimento devido ao inverno longo e frio e ao verão muito quente.
O total de vendas do Grupo STIHL aumentou levemente nos últimos oito meses, em comparação com o mesmo período do ano anterior. "Com exceção da América do Norte, quase todos os mercados-chave já estão acima do nível do ano anterior", explicou o Presidente do Conselho Executivo da STIHL. Na Europa Ocidental, as vendas aumentaram significativamente após um longo inverno. Esse crescimento se deve, principalmente, a uma forte demanda por produtos a bateria da STIHL. Na Ásia e na África, a empresa registrou um aumento de dois dígitos nas vendas.
Na Europa Ocidental, houve uma maior demanda por motosserras STIHL e cortadores de grama a bateria STIHL, que foram introduzidos no início deste ano como parte da mudança de marca. Por isso, o volume de vendas dos cortadores de grama a bateria da STIHL mais do que dobrou. O Presidente do Conselho Executivo da STIHL enfatizou: "Isso superou significativamente nossas expectativas de vendas no segmento dos cortadores de grama a bateria. A resposta positiva de nossos clientes mostra que estamos seguindo a estratégia certa com a transição da linha de produtos VIKING verde para a marca STIHL mundialmente conhecida. Para 2019, esperamos que a mudança de marca proporcione um vento favorável significativo para as vendas."
O quadro de funcionários do Grupo STIHL aumentou novamente. No dia de referência 31 de agosto de 2018, 16.928 colaboradores trabalhavam na empresa em todo o mundo. Isso corresponde a um aumento de 11%.
A STIHL começou bem o ano de 2018 no mercado da Alemanha. As vendas de motosserras a gasolina, produtos a bateria e robôs cortadores de grama mostraram um desenvolvimento positivo. As temperaturas do início da primavera e, em seguida, as temperaturas do verão contribuíram para isso. "Depois, a seca permanente se intensificou em muitas regiões da Alemanha. A situação é comparável com o verão de 2003", disse o Dr. Kandziora. Apesar das condições climáticas extremas, foi possível obter um faturamento acima do nível do ano anterior. "Para o outono, estamos confiantes de que poderemos retomar o impulso do início do ano com as condições climáticas mais favoráveis. Para isso, estamos preparando campanhas fortes como a ‘Super Sägen Wochen’", enfatiza o Presidente do Conselho Executivo da STIHL.
O faturamento da sede alemã da ANDREAS STIHL AG & Co. KG, aumentou em 6% nos primeiros oito meses do ano, passando para 804 milhões de euros. O emprego também cresceu. "Conseguimos preencher muitas vagas abertas, especialmente nas áreas de bateria, eletrônica, produtos conectados e TI", explicou o Dr. Kandziora. No dia de referência 31 de agosto de 2018, 4.957 colaboradores e colaboradoras trabalhavam na sede. Isso corresponde a um aumento de pessoal de 8%. O número total era de 3.885 colaboradores em Waiblingen, 265 em Ludwigsburg, 737 em Prüm-Weinsheim e 70 em Wiechs am Randen. Desde o início do ano até o final de agosto, 168 funcionários temporários também tiveram seu contrato de trabalho alterado para um contrato permanente.
O investimento também é forte na formação dos profissionais da própria empresa. A STIHL aumentará o número de novas vagas no programa de formação de 75 em 2018 para 104 no ano de 2019. Somente no ano anterior, a empresa havia aumentado o número de aprendizes recém-contratados de 60 para 75, em 2018. Isso corresponde a um aumento total de 73% em dois anos. Além disso, a STIHL também oferece uma nova profissão com a formação de especialista em informática. "Nossos colaboradores comprometidos são a base do sucesso dos negócios. Através dos nossos esforços na área de formação e dos investimentos em profissionais próprios, temos a força para garantir o crescimento no futuro", enfatizou o Presidente do Conselho Executivo da STIHL.
No ano passado, a empresa estabeleceu novas áreas, estruturas e métodos de trabalho para impulsionar o desenvolvimento dos produtos STIHL com funções digitais. "Agora, estamos vendo os frutos deste trabalho. Nas áreas de Smart Garden, Smart Forest e Smart Landscaping, desenvolvemos soluções inteligentes e produtos conectados que facilitam ainda mais o trabalho dos nossos clientes na natureza e nos jardins de suas casas", alegou o Dr. Kandziora. Para o Smart Garden, a STIHL oferece um sistema inteligente para irrigação de jardins e um robô cortador de grama – ambos podem ser controlados por aplicativo.
Na área de Smart Forest, a empresa desenvolveu conceitos de realidade virtual e aumentada para o treinamento de produtos, além da primeira motosserra a gasolina do mundo com uma dosagem de combustível controlada por sensor. O novo software LogBuch – um projeto piloto da Silvicultura 4.0 – oferece aos usuários da silvicultura uma solução inteligente para a geolocalização de um objeto, como uma árvore. Os dados armazenados são transferidos para o sistema LogBuch baseado na web, no qual as anotações de voz são convertidas automaticamente em texto e as informações sobre os pontos geográficos correspondentes são exibidas em um mapa digital.
Sob o nome STIHL connect pro, a empresa trabalha em uma solução de sistema baseada em nuvem para o gerenciamento eficiente de frotas com base digital, que oferece vantagens na jardinagem, no paisagismo e na manutenção de municípios. "Além disso, com a solução de software MemoMeister, já oferecemos aos jardineiros e paisagistas uma plataforma de comunicação e organização que facilita significativamente o trabalho", disse o Dr. Kandziora. MemoMeister é um produto da start-up Freiraum, da qual a STIHL participa desde o início do ano.
No Dia da Mídia Internacional da STIHL, a empresa apresentou inúmeras novidades em produtos após a conferência de imprensa.
O Campeonato Mundial da STIHL TIMBERSPORTS® Series será realizado pela primeira vez no Reino Unido: nos dias 19 e 20 de outubro, será realizada na Echo Arena em Liverpool a final internacional da temporada da classe superior em corte de madeira esportivo. Os melhores atletas do mundo se enfrentam em competições individuais e em equipes para escolher o Campeão 2018. No ano passado, o atletas da Nova Zelândia impressionaram tanto em equipe quanto individualmente.