Waiblingen, 20/12/2018 | Comunicado de imprensa da empresa
Durante a reunião de ontem, o Conselho de Administração da STIHL AG nomeou Anke Kleinschmit como nova Diretora de Desenvolvimento. Em 1 de maio de 2019, Anke Kleinschmit entrará para a STIHL AG como membro do Conselho Executivo e, em 1 de julho de 2019, substituirá o atual Diretor de Desenvolvimento, Wolfgang Zahn, que ocupa o cargo desde 1999 e que deixará a empresa para se aposentar no final de junho.
Anke Kleinschmit entra para a STIHL AG como membro do Conselho Executivo em 1 de maio de 2019 e, em 1 de julho de 2019, substituirá o atual Diretor de Desenvolvimento da STIHL, Wolfgang Zahn.
Sob a gestão de Wolfgang Zahn, vários bilhões de euros foram investidos na pesquisa e desenvolvimento de produtos na STIHL. Em 2004, foi construído um novo centro de desenvolvimento e, em 2016, foi construído, na sede em Waiblingen, um centro de competência para produtos sustentáveis elétricos e a bateria. Durante o seu mandato, não apenas a tecnologia de bateria da STIHL foi desenvolvida, mas novidades mundiais e diversas inovações técnicas também foram lançadas no mercado. Isso tornou os produtos da STIHL mais potentes e confortáveis de usar, mas também mais ergonômicos e menos poluentes. Entre eles estão, por exemplo, o STIHL TS 500i e a MS 500i, o primeiro cortador a disco do mundo e a primeira motosserra do mundo com injeção eletronicamente controlada, e recursos de produto como o ErgoStart, o motor STIHL 4-Mix e o gerenciamento do motor STIHL M-Tronic. Desde 1999, o faturamento do Grupo STIHL mais que triplicou, passando de 1,14 bilhão de euros para 3,8 bilhões de euros (ano fiscal 2017).
Anke Kleinschmit foi anteriormente chefe da fábrica de tecnologia Powertrain da Daimler AG, onde, entre outras coisas, ajudou a impulsionar a digitalização na produção. Em 1992, a engenheira graduada (FH) entrou na Daimler-Benz como engenheira de cálculo, logo após a faculdade de mecatrônica. Depois de passar por estações como engenheira de desenvolvimento na construção e diretora do centro de eletrônica da propulsão, ela tornou-se chefe do centro de competências de transmissões, em 2013. Em 2015, assumiu o cargo de diretora de pesquisas do grupo, antes de se tornar responsável pela fábrica de tecnologia Powertrain.