A STIHL é uma empresa familiar e líder de mercado mundial. Como empregador, combinamos as vantagens dos dois mundos. Com raízes sólidas, constituídas por uma cultura corporativa baseada na parceria, benefícios sociais e jornada de trabalho que facilita a convivência familiar, damos aos nossos colaboradores a oportunidade de crescimento.
A exemplo disso, a STIHL construiu um sólido programa de educação formal, priorizando a capacitação dos seus profissionais. Suas principais vantagens são o auxílio estudante (para os níveis técnico, graduação, pós-graduação e mestrado) e o Job Rotation, que oferece troca de experiências aos colaboradores por meio do intercâmbio de profissionais entre as unidades da STIHL no mundo.
Além de empregar, em diversos setores da empresa, pessoas com deficiência, a STIHL preocupa-se com a acessibilidade e preza pelo respeito, pela diversidade e pela equidade. Nosso compromisso com nossos colaboradores e a sociedade está profundamente arraigado em nossos valores corporativos.
Assim, para a construção de uma sociedade mais justa e próspera, a empresa destina recursos para a realização de projetos sociais, educacionais e ações de cidadania. Através da doação de produtos, prestação de serviços voluntários e patrocínio de projetos sociais e educacionais, a STIHL contribui para um desenvolvimento social positivo – tanto em nível global quanto local.
O Programa de Estágio Desenvolver foi criado para os interessados em colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com foco na ampliação da visão sistêmica e o desenvolvimento dentro da cultura organizacional da empresa. Com o objetivo de desenvolver potenciais talentos, o programa de seleção é desenvolvido em seis etapas: inscrição, prova online, entrevista coletiva, dinâmica de grupo, entrevista com gestores e exame médico.
Durante o período de experiência, os estudantes são estimulados a participar de diferentes atividades a fim de proporcionar uma avaliação crítica dos processos e das situações vivenciadas – iniciativa que contribui para a média anual de 25% na efetivação dos estagiários. Além disso, os estagiários participam de treinamentos e workshops mensais sobre temas relacionados à cultura organizacional, ao desenvolvimento de competências comportamentais (baseadas nas diretrizes globais da empresa) e o conhecimento do negócio da organização.
O curso tem por objetivo proporcionar uma formação qualificada com vivências reais da rotina de trabalho de um especialista no segmento mecatrônico. A iniciativa é realizada em parceria com o SENAI e possui três anos de duração em turno integral e horário administrativo. A STIHL motiva-se em proporcionar a formação, a qual contribuirá tanto para a competitividade da empresa quanto para a capacitação individual dos colaboradores, que irão adquirir um conhecimento especializado, com as principais tendências do setor. O benefício direto é voltado às pessoas e ao desenvolvimento técnico específico dos colaboradores.
Este programa tem como objetivo apoiar a formação dos colaboradores da STIHL através de subsídio da empresa, de duas formas. A primeira, por meio de abono, no qual os funcionários podem apresentar o comprovante do pagamento da instituição de ensino e receber um reembolso. O valor para mestrado, pós-graduação, graduação e o técnico é 50%. Para participar, o colaborador deve apresentar um projeto que impacte em algum processo, produto ou serviço da organização, dentro da sua área, justificando seu desenvolvimento profissional. Este material passa por avaliação, primeiramente do RH, que avalia a performance do colaborador, e depois por um comitê especializado que analisa a relevância do projeto.
A STIHL estimula a aprendizagem de idiomas de seus colaboradores, oferecendo subsídio de 80% para cursos em escolas parceiras. A participação dos funcionários é definida a partir do alinhamento com as necessidades e volume de exposição ao idioma em cada cargo/área. Os cursos disponíveis são para Alemão, Inglês e Espanhol, com aulas realizadas in company e fora do horário de trabalho.
A STIHL oportuniza o intercâmbio internacional de colaboradores, com o intuito de proporcionar aprendizado e troca de conhecimento com demais unidades do grupo, bem como a transferência de tecnologias e o conhecimento da cultura e formato de trabalho das outras empresas STIHL. Em alguns casos ainda, em função da interação em projetos e novas demandas, a empresa entende que o Job Rotation possibilita maior agilidade nos processos. Durante o período de Job Rotation, todos os custos de viagem, moradia e seguro saúde são subsidiados pela STIHL. Todos os colaboradores que vão para fora do Brasil, além de terem horas de idioma intensivo pago pela empresa, também recebem treinamento intercultural, extensivo à família. Os estrangeiros em job rotation de curto período também podem usufruir de apartamentos da empresa e são recebidos com toda a atenção.
Para a área de Vendas, a STIHL possui um programa de qualificação específico, focado no desenvolvimento de Gerentes, Consultores e Promotores de Venda. A Escola de Vendas foi criada a partir de um assessment com toda equipe comercial e os primeiros módulos foram realizados em 2016. A capacitação contempla dois módulos por ano, e é realizada por consultores externos e/ou instrutores internos.
A STIHL possui um Programa de Desenvolvimento de Lideranças para Supervisores, Gerentes e Alta Administração. O programa é composto por módulos de acordo com as necessidades de cada grupo, que contemplam o desenvolvimento global das lideranças, com o foco em competências comportamentais, baseadas primordialmente nas Competências de Liderança STIHL. Os treinamentos são ofertados durante o ano, e a participação das lideranças ocorre conforme necessidade de desenvolvimento. Para Gerentes e Alta Administração também são realizados treinamentos individuais, conforme Plano de Desenvolvimento Individual.
A STIHL disponibiliza diversos cursos, treinamentos e capacitações aos seus colaboradores, tais como: Libras, Segurança no Trabalho, Comunicação, entre outros. A partir da descrição de cargo e requisitos básicos para cada função, a STIHL organiza um calendário anual de qualificação. Para auxiliar na gestão dos treinamentos técnicos e operacionais, a empresa utiliza um software que permite verificar os gaps, bem como o período de reciclagem para cada capacitação.
Este projeto tem como objetivo oferecer a jovens em situação de vulnerabilidade social, vagas como cotistas da empresa em cursos técnicos. Desta forma oportuniza uma experiência pessoal e profissional e prepara estes jovens para o mercado de trabalho e até mesmo para serem futuros colaboradores STIHL. Estes jovens contam também com apoio psicológico do NQV - Núcleo de Qualidade de Vida - recebem uniformes, orientações e suportes diversos sobre sua vida familiar e também sobre questões escolares.
O projeto Pró-Florescer, desenvolvido pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, consiste em desenvolver as habilidades intelectuais, culturais, sociais e ambientais dos jovens participantes, para que eles possam ser inseridos no mercado de trabalho. São oferecidas formações em jardinagem, monitoramento ambiental e auxiliar administrativo. Além do material necessário para a capacitação, os participantes recebem bolsa-auxílio, almoço e uniforme.
A STIHL é uma das apoiadoras desse projeto, que já capacitou mais de 3 mil jovens em jardinagem. A STIHL tem orgulho de ser parceira do desenvolvimento desse segmento, pois a jardinagem pode transformar realidades e o projeto Pró-Florescer é exemplo disso. E para compartilhar esse projeto e oportunizar novos apoiadores, em 2019 a STIHL realizou uma websérie para contar as histórias dos jovens do projeto. A websérie Ideias que Florescem foi apresentada pela Carol Costa, especialista em jardinagem e responsável pelo blog Minhas Plantas.
Clique aqui para saber mais e assistir aos episódios da websérie Ideias que Florescem.
A STIHL é patrocinadora máster do Circuito de Tênis Gaúcho (CTG), reconhecido como o principal circuito infantojuvenil do Rio Grande do Sul. Tradicional no calendário de tênis do Estado, ele é dividido ao longo do ano em cerca de 13 etapas, em diferentes cidades do RS.
O grande diferencial do torneio é que ele contempla a participação massiva de projetos sociais, que além de proporcionar a inclusão ao esporte de crianças carentes, traz a possibilidade de conectar os jovens e criar relações entre diferentes culturas e classes sociais.
E a boa relação dos projetos com a competição é reflexo nos resultados competitivos do CTG. Vale destacar a conquista do ranking anual de clubes, por diversas vezes, de projetos como o da Academia Dietze, de Porto Alegre, do Tênis Clube Santa Tereza de Vacaria, entre outros. Em média, 1000 jovens atletas oriundos de projetos sociais de todo o Estado participaram no último ano das 13 etapas do Circuito de Tênis Gaúcho
A STIHL é patrocinadora máster do Festival Sul em Dança, maior evento desse porte no país. No total, já participaram do evento mais de 60 mil bailarinos, em um total de mais de 9 mil obras coreográficas. O festival conta com concursos de danças em diversas categorias e modalidades. A STIHL, ciente da sua responsabilidade social, dissemina valores que desenvolvam a comunidade da região, estimulando a capacitação de jovens por meio do incentivo à criatividade, à interatividade e aos relacionamentos interpessoais. Neste sentido, apoiar o Sul em Dança é motivo de orgulho para a Empresa.
A STIHL apoia o Projeto de Educação Solidária Semear, na Vila dos Tocos, em São Leopoldo (RS), que proporciona atividades durante o contra turno escolar a jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social da comunidade, estimulando o desenvolvimento e prevenindo a evasão escolar. Periodicamente, a STIHL realiza visitas ao local, junto com a equipe de colaboradores voluntários, bem como abre as portas da empresa para que este público conheça as instalações e o funcionamento da produção fabril, além de vislumbrar futuras oportunidades – como nos programas de Guias Mirins e de Aprendizes da STIHL.
A STIHL destina 6% de imposto de renda de pessoa física a projetos sociais da comunidade de São Leopoldo, através do Fundo da Criança e do Adolescente. A Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente de São Leopoldo é uma instituição que recebe o benefício. A organização não governamental, sem fins lucrativos, depende financeiramente de repasse de entidades governamentais, de promoções e doações da comunidade, tendo como público-alvo o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, decorrentes de abandono, negligência, maus-tratos e abuso sexual.
A STIHL realiza diversos projetos com foco na comunidade e envolve seus colaboradores para que compartilhem do sentimento de ajudar o próximo. Listamos abaixo alguns destes projetos:
Na cidade de Jundiaí, em São Paulo, a STIHL apoia projetos e campanhas sazonais em instituições que contribuem com a comunidade. Por exemplo:
Como empresa cidadã e comprometida com a sociedade, a STIHL apoia o PISEG - Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança. O programa tem como objetivo aparelhar a Brigada Militar e Polícia Civil com viaturas, armas, coletes, rádios comunicadores, etc.
O PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, promovido pela Polícia Militar, conta com o apoio da STIHL. A empresa acredita no programa e realiza doações de camisetas para os estudantes, além de itens para o sorteio no dia da formatura. O PROERD atua junto a estudantes do 3º e 5º anos de regiões com alta taxa de criminalidade.
A STIHL apoia o Canil de São Leopoldo com doações frequentes de medicamentos, equipamentos cirúrgicos, mobiliário e materiais necessários para castração. A empresa também doa equipamentos e peças para a manutenção e limpeza da área do canil no bairro Arroio da Manteiga, localizado no município.
Criar uma cultura inclusiva na empresa é um dos focos de atuação da STIHL, que desde 1977 investe na contratação de pessoas com deficiência. Em 2019, a empresa iniciou a construção do seu Programa de Diversidade, com o objetivo de abordar e compartilhar conhecimento sobre temas como respeito, empatia e igualdade, gerando sentimento de pertencimento a todos os seus colaboradores e um ambiente de trabalho mais inclusivo às diferenças dos indivíduos. No mesmo ano, passou a integrar o grupo Pride Connection para compartilhar experiências com outras empresas, além de participar de diferentes fóruns sobre esta temática. O programa se divide em quatro pilares, criados para fomentar as discussões e a elaboração de propostas de ação interna: Raça e Etnia, Gênero, LGBTI+ e Pessoas com Deficiência (PcD).
Este Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens é elaborado exclusivamente pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (“MTE”). A STIHL não possui qualquer ingerência e/ou influência na elaboração do Relatório, não se responsabilizando pelo processo de elaboração, critérios definidos pelo MTE e/ou por eventuais distorções e/ou inconsistências no seu conteúdo. Conforme determinação legal (Lei nº 14.611/2023, Decreto 11.795/2023 e Portaria MTE 3.714/2023), a STIHL disponibiliza o Relatório neste ambiente. Em caso de dúvidas, contate o Departamento de Recursos Humanos ou o “Fale Conosco”.
Em conformidade com a Cultura Corporativa do Grupo STIHL, a Alta Direção da STIHL Ferramentas Motorizadas Ltda., fabricante de ferramentas motorizadas portáteis, compromete-se com as seguintes diretrizes e princípios:
A STIHL é conhecida mundialmente pela qualidade dos seus produtos. Os objetivos corporativos seguem a mesma premissa quanto à proteção ambiental, segurança e saúde dos nossos colaboradores.
Os altos padrões oferecidos pela STIHL são gerenciados pelos órgãos responsáveis e garantidos através de suas certificações: