A STIHL, líder no mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, foi agraciada com o Prêmio Exportação RS 2019, na categoria Trajetória Exportadora Master. Considerado o principal reconhecimento na área de comércio exterior no Rio Grande do Sul, o mérito é promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS). A cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira, 6 de junho, na Casa NTX, em Porto Alegre (RS).
"Registramos um crescimento de 17% em exportações no ano passado, comparado a 2017. Além de um aumento de 13,5% no faturamento de cilindros, que são exportados para as fábricas da marca nos Estados Unidos, Alemanha e China. A unidade brasileira é responsável pelo fornecimento de 85% da demanda desta peça para o Grupo STIHL", afirma o presidente da STIHL Brasil, Cláudio Guenther. A organização está presente em mais de 160 países por meio de, aproximadamente, 40 mil pontos de venda em todo o mundo. No Brasil, já são mais de 3,6 mil lojas compondo a rede de distribuição dos produtos da marca. A sede no Brasil da empresa fica localizada em São Leopoldo (RS), com atuação há 46 anos, e conta com mais de 2,5 mil colaboradores somente nesta planta.
Os resultados são fruto da estratégia adotada, no âmbito global, conforme diretrizes da matriz alemã. A contribuição da unidade brasileira se dá, ainda, por meio das estratégias de redução de custos e logística adequada. Tendo como visão a ênfase na competitividade mundial, entre as ações estratégicas do Grupo STIHL está a ampliação do portfólio de produtos, mediante o lançamento de modelos com a mais alta tecnologia aplicada. Até 2026, a estimativa é incluir no mercado mundial mais de 50 novos equipamentos a combustão e mais de 190 a bateria.